- Concurso "Quadrado a quadrado… construímos a interculturalidade"Alenquer
- Natal MulticulturalAlenquer
- Projeto Identidades - Encontro de CulturasBarreiro
- Rede para a Empregabilidade Barreiro/MoitaBarreiro
- (Re)encontrosCascais
- Brincar, Vigiar (ou Cuidar) e Estar Seguro: Falar sobre nós e dos nossos FilhosCascais
- Mediadores Interculturais em Serviços PúblicosCascais
- Capacitação das Associações de ImigrantesCascais
- Ensino do Português como Língua não Materna: estratégias, materiais e formaçãoCascais
- Educa.gz Educa.pt - Mediadores descendentes de imigrantes nas escolasCascais
- Tornar Claro – Prémio Intercultural de Jornalismo LocalCascais
- Diferenças & IndiferençasCascais
- Kuma di Kurpu?Cascais
- MGF/ Muda Gosi FasilCascais
- Programa Especial de Realojamento - PERCascais
- Saúde do Imigrante - Boletim InformativoCastelo Branco
- Folheto de Acolhimento Inicial dos Imigrantes recém-chegadosCastelo Branco
- Ílhavo – Diversidade Num MinutoÍlhavo
- CLAII Itinerante e acompanhamento dos cidadãos imigrantes aos serviços da administração centralLoulé
- O julgamento de um imigranteLourinhã
- Guia Pedagógico e Artístico de Promoção da InterculturalidadeLourinhã
- Curso de Arte Mediação – Promoção da InterculturalidadeLourinhã
- A Arca do MundoMoita
- Turma BilingueMoita
- Manual de Acolhimento ao ImigranteMoita
- Capacitação de Mediadores InterculturaisMoita
- Plano Municipal de Oeiras para a integração de imigrantes (PMOII)Oeiras
- Orquestra Criativa de Santa Maria da FeiraSanta Maria da Feira
- Estratégia de Diplomacia EconómicaSanta Maria da Feira
- Plataforma de negócios BizFeiraSanta Maria da Feira
- Festival Intercultural -Viagem pelo património arquitectónico de todo o mundoSão Brás de Alportel
- Mercadinho InterculturalSão Brás de Alportel
- Rostos e Gestos para a InclusãoSão Brás de Alportel
- Falas na 1ª Pessoa, Histórias de VidaSão Brás de Alportel
- Semana / Quinzena InterculturalSão Brás de Alportel
- Postal Feliz Dia de AniversárioSão Brás de Alportel
- Amor sem FronteirasSão Brás de Alportel
- Diagnóstico da população imigrante no concelho de São Brás de Alportel: desafios e potencialidades para o desenvolvimento localSão Brás de Alportel
- Base de Dados de Artistas EstrangeirosSão Brás de Alportel
- Encontro Intercultural Saberes e SaboresSeixal
- Espaço CidadaniaSeixal
- Fórum CidadaniaSeixal
- Guião de Conversação Básica – A Falar Criamos PontesSeixal
- Pacto Territorial para o Diálogo Intercultural do SeixalSeixal
- Manual de Procedimentos: Acesso à Saúde de Cidadãos(ãs) Estrangeiros(as)Seixal
- Projeto Povos, Culturas e PontesSeixal
- Colégio de Instituições Particulares sem fins Lucrativos na área de Imigrantes (CIP)Sintra
- Comemorações do Dia Municipal do ImigranteSintra
- Projeto Sul_Tráfico Seres HumanosTavira
- Campanha “Cada opinião conta, cada voto soma”Torres Vedras
- Móvel contador de históriasTorres Vedras
- Contos de Tantos CantosTorres Vedras
- Um tempo chamado EuTorres Vedras
- Guia direitos e deveres dos trabalhadores imigrantesTorres Vedras
- Festa do Mundo – Festival pela InterculturalidadeValongo
- Dia Municipal para o Diálogo InterculturalValongo
- Músico-ConferênciaValongo
- Teatro-Conferências “Diversidade Cultural”Valongo
- Somos tod@s VIP'sValongo
- Concurso PluralidadesValongo
- Biblioteca HumanaValongo
Festa do Mundo – Festival pela Interculturalidade
(Re)encontros
Re(encontros" é uma iniciativa destinada à formação e capacitação de mulheres imigrantes para uma intervenção ativa na resolução dos seus problemas de integração no mercado de trabalho.
A atividade (re)Encontros foi construída a partir da necessidade evidenciada de reinserção profissional e de melhoria das condições de trabalho de mulheres imigrantes. Assim, em resposta a este problema de partida, foi desenvolvida uma atividade de capacitação de mulheres imigrantes para o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e profissionais facilitadoras da sua a integração no mercado de trabalho.
Brincar, Vigiar (ou Cuidar) e Estar Seguro: Falar sobre nós e dos nossos Filhos
“Brincar, Vigiar (ou Cuidar) e Estar Seguro: Falar sobre nós e dos nossos Filhos“ é uma prática de mediação comunitária, sob a forma de um workshop, tendo em vista a criação de pontes para o diálogo entre famílias residentes no Bairro da Adroana e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Cascais, através da equipa de mediação do concelho.
Encontro Intercultural Saberes e Sabores
O “Encontro Intercultural Saberes e Sabores” é uma iniciativa anual que, durante uma semana, visa promover o diálogo intercultural e celebrar a diversidade cultural existente no concelho. Esta iniciativa visa dar visibilidade e promover a diversidade existente no Município do Seixal, através de colóquios, seminários, exposições, teatro, atividades gastronómicas jogos, espetáculos de música e dança que compõem esta semana de encontro de culturas.
Espaço Cidadania
O “Espaço Cidadania” é um serviço de promoção da cidadania e do diálogo intercultural especialmente vocacionado para apoiar a população migrante. O seu funcionamento tem por base a articulação em rede dos recursos locais existentes, de forma a facilitar a integração de migrantes em todas as dimensões de âmbito social do município, nomeadamente no acesso à escola, aos serviços de saúde, ao mercado de trabalho e regularização da sua situação migratória.
Fórum Cidadania
O “Fórum Cidadania” é uma iniciativa aberta à participação de todas as pessoas e instituições que desejem contribuir para um desenvolvimento local integrado e sustentável. É um espaço de reflexão conjunta e debate sobre os problemas que afetam a população migrante e as comunidades culturais, de forma a encontrar soluções através da convergência dos esforços necessários. Desta iniciativa pretende-se que resultem recomendações indicadas pelos participantes, que servirão de linhas de orientação na delimitação da estratégia de intervenção a nível local.
Guião de Conversação Básica – A Falar Criamos Pontes
O “Guião Inicial de Conversação - A Falar Criamos Pontes” é uma ferramenta facilitadora da comunicação inicial entre alunos e professores, com impacto no processo de integração dos alunos, em contexto escolar, cuja língua materna não seja o português.
Pacto Territorial para o Diálogo Intercultural do Seixal
O Pacto Territorial consubstancia-se numa plataforma de intervenção
integrada que visa articular e mobilizar todos os esforços das entidades públicas e privadas, empenhadas na análise dos problemas e na procura de soluções ao nível do acolhimento e integração de imigrantes, bem como da valorização da diversidade cultural.
Manual de Procedimentos: Acesso à Saúde de Cidadãos(ãs) Estrangeiros(as)
O “Manual de Procedimentos: Acesso à Saúde de Cidadãos(ãs)
Estrangeiros(as)” é uma ferramenta que visa simplificar o trabalho dos profissionais de saúde que estão no atendimento, através da descrição dos procedimentos fundamentados na legislação vigente em Portugal.
Projeto Identidades - Encontro de Culturas
O Projeto “ Identidades- Encontro de Culturas” é uma iniciativa anual que visa a promoção dos valores do diálogo e da diversidade cultural.
O projeto assenta em dois eixos - educação e ações de sensibilização da opinião pública -, desenvolvendo-se em dois momentos distintos:
- Durante o ano letivo 2014/2015 decorreram, nas diversas escolas públicas do concelho ações sobre a temática da interculturalidade, nomeadamente no decurso da Feira Pedagógica e do Carnaval, no âmbito do qual teve lugar um desfile relativo à diversidade do concelho;
- de 8 a 10 de Maio teve lugar o “Festival Encontros” que integrou diferentes atividas: gastronomia, cinema, exposições, debates, música e dança.
Mediadores Interculturais em Serviços Públicos
O MISP Cascais é uma equipa de mediação intercultural alocada no Município que tem por objetivos: a) Facilitar a comunicação entre profissionais e o cidadão imigrante; b) promover o acesso a informação sobre práticas tradicionais nocivas; c) fortalecer parcerias em áreas relevantes para a integração de imigrantes; d) fomentar espaços de diálogo entre os vários protagonistas; e) capacitar as associações e grupos informais para a participação cívica; f) propor a adequação das metodologias de diagnóstico e planeamento local com vista à participação da população; g) divulgar a diversidade cultural como fator de enriquecimento do concelho de Cascais; h) colaborar em ações de formação com vista a adequar conteúdos e formas expositivas a lógicas culturais diferenciadas.
Capacitação das Associações de Imigrantes
“Capacitação das Associações de Imigrantes - Orçamento Participativo 2013 do Município de Cascais e Participação de Associações de Imigrantes” é uma prática que visa apoiar as associações de imigrantes tendo em vista a sua participação ativa no processo de Orçamento Participativo, enquanto exercício fundamental de cidadania.
Tem como objetivos o apoio das Associações de Imigrantes (AI) na conceção, elaboração e processo de candidatura de propostas abrangidas pelo OP, o apoio na mobilização dos seus associados e membros das suas comunidades para objetivos comuns aos mesmos e o incentivo à convivência intercultural, apelando a um espaço de diálogo entre várias comunidades imigrantes diferentes entre si e a população autóctone maioritária residente em Cascais.Ensino do Português como Língua não Materna: estratégias, materiais e formação
Investigação relativa ao ensino do Português em contexto linguisticamente heterogéneo, com vista ao sucesso educativo dos alunos de Português Língua Não Materna e ao seu domínio da língua portuguesa na vida pessoal e social. Projeto de criação e aplicação de estratégias e materiais (investigação-ação-formação).
Educa.gz Educa.pt - Mediadores descendentes de imigrantes nas escolas
“Educa.gz Educa.pt” é um projeto de capacitação de jovens mediadores, tendo em vista a sua colocação nos equipamentos escolares onde funcionam como interlocutores no triângulo alunos/escola/encarregados de educação e como fonte de sinalização para intervenções mais individualizadas e especializadas.
Tornar Claro – Prémio Intercultural de Jornalismo Local
“Tornar Claro” é um Prémio Intercultural de Jornalismo Local que visa
promover a divulgação de notícias e/ou peças jornalísticas sobre as seguintes temáticas: Interculturalidade e Identidade Concelhia - sentido de pertença à comunidade onde se vive; percursos migratórios; integração social e profissional de imigrantes; educação para a cidadania intercultural; diversidade cultural.
Diferenças & Indiferenças
A atividade “Diferenças & Indiferenças” é uma iniciativa destinada à capacitação dos agentes sociais para as questões da interculturalidade e para os problemas dos imigrantes, ao nível dos serviços de atendimento de diversos setores, através de ações de formação.
Kuma di Kurpu?
“Kuma di Kurpu?” é um projeto de promoção da saúde, junto de um grupo de mulheres imigrantes residentes no empreendimento da Adroana.
Este projeto inclui-se numa estratégia de promoção da saúde para o empreendimento da Adroana englobado na criação de um espaço de atendimento e acompanhamento individualizado na área da saúde dinamizado por duas enfermeiras. Partiu-se de uma resposta individualizada para a criação de uma respostas comunitária e estimular a participação das mulheres na revelação das dificuldades que enfrentam no acesso aos serviços de saúde dando contributos de como estes serviços se podem adaptar à diversidade cultural dos utentes.
MGF/ Muda Gosi Fasil
MGF/ Muda Gosi Fasil é um projeto de combate à Mutilação Genital Feminina.
Tem como objetivos principais: a) Promover processos de empoderamento e fortalecimento de mulheres imigrantes sobretudo oriundas de países onde exista MGF, através do aumento de competências e do estímulo ao associativismo e empreendedorismo; b) Sensibilizar a comunidade e a sociedade civil sobre as práticas culturais do fanado, valorizando o que corresponde a uma expressão cultural positiva e quanto às consequências a nível físico, psicológico e social de práticas nefastas como a MGF, de forma a desencorajar a sua prática; c) Capacitar técnicos de saúde, mediadores interculturais e outros profissionais e agentes de educação para poderem apoiar e intervir de uma forma mais adequada na área da MGF.
Programa Especial de Realojamento - PER
Realojamento das famílias recenseadas numa perspetiva de promoção sócio urbanística. Além dos esforços para a qualificação do concelho ao nível da erradicação das barracas, assegurou-se a qualificação dos novos cenários residenciais, promovendo a qualidade de vida quer das famílias a realojar quer dos contextos de acolhimento.
O Programa Especial de Realojamento não sendo exclusivamente dedicado à população imigrante envolveu um número muito significativo – dos 5.371 indivíduos recenseados, 1.985 eram imigrantes.
O julgamento de um imigrante
O “Julgamento de um imigrante” é uma prática pedagógica destinada à reflexão, em contexto de sala de aula, sobre as questões das migrações e problemáticas associadas
Guia Pedagógico e Artístico de Promoção da Interculturalidade
O “Guia Pedagógico e Artístico de Promoção da Interculturalidade” é uma ferramenta que visa apresentar algumas sugestões artísticas – livros ilustrados e filmes – que poderão ser exploradas, em sala de aula, de forma a fomentar princípios da pedagogia intercultural, junto de públicos de diferentes faixas etárias.
Campanha “Cada opinião conta, cada voto soma”
A Campanha “Cada opinião conta, cada voto soma” é composta por um folheto e uma cartaz específicos sobre recenseamento eleitoral, dirigido aos imigrantes e que visa destacar a importância da sua participação enquanto exercício de cidadania e participação ativa.
Concurso "Quadrado a quadrado… construímos a interculturalidade"
"Quadrado a Quadrado" é um concurso destinado a sensibilizar os mais jovens para a temática da interculturalidade através da elaboração de uma história intercultural, a partir do livro não legendado da autora Mariana Chiesa Mateos – Migrando, que sugerem, em tudo, a temática das migrações e da interculturalidade.
Natal Multicultural
Saúde do Imigrante - Boletim Informativo
O “Boletim Informativo – Saúde do Imigrante” é um instrumento de resposta às principais dúvidas que foram diagnosticadas junto da comunidade imigrante no concelho relativamente ao acesso aos serviços de saúde.
Rede para a Empregabilidade Barreiro/Moita
A “Rede para a Empregabilidade Barreiro/Moita” é uma plataforma que visa conferir respostas integradas ao nível da empregabilidade. Embora não seja específica para imigrantes, 30% dos candidatos são oriundos das comunidades imigrantes existentes nos dois concelhos.
A REBM tem como missão ser uma parceria competente e empenhada na promoção integrada da empregabilidade. Pretende criar dinâmicas que contribuam para o desenvolvimento e dinamismo socioeconómico local e para o incremento das respostas à população desempregada.
Projeto Povos, Culturas e Pontes
Colégio de Instituições Particulares sem fins Lucrativos na área de Imigrantes (CIP)
O Colégio de Instituições Particulares sem fins Lucrativos na área de Imigrantes – CIP é um sistema de representatividade das Associações de imigrantes no contexto da Rede Social de Sintra.
De acordo com o Regulamento Interno do Núcleo Executivo do CLAS, o CIP reúne ordinariamente pelo menos uma vez por ano e extraordinariamente sempre que se verifique necessário, por iniciativa do Presidente do CLAS, do respetivo representante ou a pedido de um terço dos seus membros.
Plano Municipal de Oeiras para a integração de imigrantes (PMOII)
O Plano Municipal de Oeiras para a Integração de Imigrantes é um instrumento de política e de gestão que define a estratégia de intervenção das instituições públicas e privadas envolvidas, na área do acolhimento e integração de imigrantes, para o período de 2015 a 2017 e cuja conceção foi cofinanciada pelo Fundo Europeu para a Integração de Nacionais de Países Terceiros – FEINPT.
Dia Municipal para o Diálogo Intercultural
criação de uma cultura de paz e respeitadora dos direitos humanos.
Músico-Conferência
A "Musico-Conferência" é um projeto que parte da mobilização de um grupo musical para interpretar músicas conhecidas que abordem os temas associados às migrações, como por exemplo a interculturalidade, a religião ou a discriminação, como forma de fortalecer o questionamento das perceções construídas acerca dos imigrantes, por parte da população em geral, no sentido de facilitar a integração social das comunidades imigrantes a nível local.
Teatro-Conferências “Diversidade Cultural”
A "Teatro-Conferência - Diversidade Cultural" é um espaço de debate em que são escolhidos temas relevantes do quotidiano, associados à temática da diversidade cultural e que são dramatizados por uma companhia de teatro e depois comentados por especialistas, suscitando a participação ativa do público.
A atividade pressupõe a mobilização de uma companhia de teatro e a criação de pequenas peças sobre a Interculturalidade que sejam questionadoras das práticas estabelecidas, da forma como imigrantes e pessoas oriundas de minorias étnicas são tratadas, ao mesmo tempo que são fornecidos exemplos positivos de integração.
Somos tod@s VIP's
"Somos tod@s VIP's" é um projeto desenvolvido em contexto escolar, a partir do qual as escolas do concelho são visitadas por um/a embaixador do projeto, pertencente a uma comunidade imigrante do concelho e que realiza uma palestra para todas as turmas envolvidas na iniciativa. Esta apresentação versa sobre a realidade da integração do embaixador imigrante, quer do ponto de vista dos seus sucessos, quer dos desafios que teve de enfrentar em prol da sua integração na sociedade portuguesa.
Concurso Pluralidades
O "Concurso Pluralidades" é um projeto que visa promover os valores da tolerância, aceitação, respeito, compreensão, conhecimento mútuo e diálogo entre os diferentes grupos culturais, através da Pintura, Desenho, Poesia ou Prosa dirigido aos/às alunos/as do Pré-Escolar e 1.º ciclo de Ensino Básico.
Com este projeto pretende-se mobilizar os alunos e alunas a apresentar trabalhos inéditos, versando o tema da “Diversidade cultural”. No final, é realizada uma exposição com todos os materiais submetidos a concurso.
Biblioteca Humana
Uma Biblioteca Humana é um espaço físico decorado como uma biblioteca normal, e que tem à disposição dos/as leitores/as, pessoas que atuam como livros, protagonizando um estereótipo.
Exemplos de alguns estereótipos são: pessoas de diferentes etnias, diferentes religiões (minoritárias no nosso país), imigrantes, entre outros. O objetivo é a desconstrução desse estereótipo tempo por base o slogan “Não julgues o livro pela capa”.
Orquestra Criativa de Santa Maria da Feira
Estratégia de Diplomacia Económica
Plataforma de negócios BizFeira
A "Plataforma de negócios BizFeira" é uma ferramenta de promoção das empresas e produtos do concelho de Santa Maria da Feira a nível nacional e internacional, atuando como instrumento de comunicação entre empresários feirenses e a sua diáspora (comunidade emigrante e imigrante).
Festival Intercultural -Viagem pelo património arquitectónico de todo o mundo
Mercadinho Intercultural
O "Mercadinho Intercultural" é uma prática anual que integra mostras de gastronomia, artesanato, trajes tradicionais, músicas e danças, oriundas de diversos países e que tem lugar no Mercado Municipal de São Brás de Alportel.
Rostos e Gestos para a Inclusão
"Rostos e Gestos para a Inclusão" é uma coletânea composta por 6 documentários sobre a integração das pessoas imigrantes na região do Algarve. Cinco abordam o acolhimento na escola, a inserção no mercado de trabalho, a dinâmica associativa e o acesso à cidadania. O sexto apresenta uma história de vida que cruza com todos os temas se cruzam. O mesmo objetivo orienta o conjunto: dar visibilidade a alguns dos muitos rostos e gestos que constroem, no quotidiano, um Algarve mais inclusivo.
Este é um recurso que utilizado para promover sessões de reflexão sobre questões associadas às migrações, fomentando o debate em sessões públicas. Os grupos de participantes variam em função das temáticas.
Falas na 1ª Pessoa, Histórias de Vida
Falas na 1.ª Pessoa é uma coletânea composta por 6 histórias de vida de imigrantes, residentes no distrito de Faro.
Este é um recurso que é utilizado para promover sessões de reflexão sobre questões associadas às migrações, fomentando o debate em sessões públicas. Os grupos de participantes variam em função do contexto em que se desenrola a sessão (um centro de saúde, uma escola, uma associação local, uma biblioteca, etc).
O objetivo é tornar patente a humanidade e qualidade da(s) pessoa(s) que constitui(em) o tema do(s) vídeo(s), apresentar as dificuldades vividas na integração e a forma como foram superadas. Demonstrar a riqueza que comunidades às quais pertencem acrescentam à nossa sociedade.Semana / Quinzena Intercultural
A Semana /Quinzena Intercultural é uma iniciativa que engloba diversas atividades que visam promover a proximidade, o diálogo intercultural e a integração dos imigrantes residentes em São Brás de Alportel. Decorre anualmente, durante o mês de maio, e envolve um conjunto de iniciativas/atividades, nomeadamente, a realização do Mercadinho Intercultural, tertúlias, exposições, concertos, feiras, caminhadas e colóquios em diferentes locais do concelho.
Postal Feliz Dia de Aniversário
Amor sem Fronteiras
"Amor sem Fronteiras" é uma prática que visa dar a conhecer histórias de amor interculturais, como forma de promover o diálogo e a integração das comunidades imigrantes a nível local.
Diagnóstico da população imigrante no concelho de São Brás de Alportel: desafios e potencialidades para o desenvolvimento local
Móvel contador de histórias
O "Móvel contador de histórias - Histórias na Gaveta" é um projeto que visa criar um incentivo à leitura, e ao mesmo tempo promover o respeito pela diversidade, para uma melhor integração da comunidade imigrante e sua interação com a sociedade de acolhimento. Pretende-se alertar as crianças para a importância do respeito pelo Outro e de uma forma simples explicar o que é a imigração, o que é ser imigrante.
Contos de Tantos Cantos
"Contos de Tantos Cantos" é uma compilação que resulta da recolha de narrativas orais trabalhadas literária e visualmente com membros de diversas comunidades imigrantes residentes nos concelhos de Torres Vedras e Lourinhã, bem como autóctones que integram a sociedade de acolhimento, pondo assim em evidência, narrativas da tradição oral de países da Europa e América do Sul.
Curso de Arte Mediação – Promoção da Interculturalidade
Um tempo chamado Eu
"Um tempo chamado Eu" é uma iniciativa composta por um conjunto de oficinas, em que os participantes são convidados a partilhar as suas experiências/histórias de vida, colocando-as numa narrativa, a partir de um quadro.
Guia direitos e deveres dos trabalhadores imigrantes
Processo de elaboração de um guia de direitos e deveres em matéria laboral, dirigido à comunidade imigrante, em 3 línguas (português, russo e inglês).
A Arca do Mundo
A Arca do Mundo é um recuso pedagógico que visa facilitar a dinamização de práticas pedagógicas interativas, em contexto de sala de aula, proporcionando experiências significativas em torno da interculturalidade e contribuindo para o conhecimento da diversidade cultural, junto do público-alvo final – os alunos.
As atividades da Arca do Mundo desenvolvem-se como uma viagem a cinco lugares diferentes, que remetem para diferentes aspetos definidores das culturas: lugar das histórias, da música, das casas, do brincar e da partilha. A cada um destes lugares estão associados jogos, objetos, histórias e mensagens (suportes postal, dvd ou cd).
Turma Bilingue
A “Turma Bilingue” é um projeto de investigação-ação na área da Educação e Língua.
Nesta Turma Bilingue as aulas eram ministradas em duas línguas, português e crioulo cabo-verdiano, promovendo-se a biliteracia e o biculturalismo como forma de desenvolver a consciência linguística e a consciência cultural, respeitando a diversidade existente. Para além da prática letiva, havia uma equipa de investigação responsável pelo acompanhamento e avaliação da experiência em curso.
Manual de Acolhimento ao Imigrante
O "Manual de Acolhimento ao Imigrante" é uma ferramenta de carácter informativo destinada aos cidadãos imigrantes e, às instituições, que reúne a principal informação e dados de funcionamento dos serviços nas áreas da administração local, saúde, educação, segurança, justiça, ação social, emprego, formação profissional, apoio a crianças e jovens e seniores e que se encontra disponível, em 4 línguas (português, inglês, crioulo cabo-verdiano e russo) em suporte papel e eletrónico.
Capacitação de Mediadores Interculturais
A "Capacitação de Mediadores Interculturais" é um projeto de capacitação/formação na área da mediação intercultural, tendo em vista o empoderamento das associações das quais os formandos são oriundos, bem como a sua afetação no adequado reencaminhamento dos cidadãos imigrantes para os vários serviços do concelho, fazendo deles agentes estratégicos capazes de contribuir para a disseminação da informação junto da comunidade.
Base de Dados de Artistas Estrangeiros
Ílhavo – Diversidade Num Minuto
Projeto Sul_Tráfico Seres Humanos
O Projeto SUL II é uma iniciativa de combate ao tráfico de seres humanos e violência de género que pretendeu dar continuidade ao trabalho desenvolvido pela Unidade Móvel de Apoio ao Imigrante, bem como consolidar o trabalho desenvolvido pela Associação Portuguesa de Apoio à Vítima no apoio a imigrantes vítimas de violência de género e tráfico de seres humanos, alargando os domínios e grupos de intervenção.
Logisticamente assente na rede nacional de gabinetes de apoio à vítima da região do Algarve. Paralelamente, a esta Acão central atuam ao nível da especialização de profissionais que trabalham neste domínio e na prevenção em contexto escolar, realizando workshops com vista à disseminação do Kit de apoio às vítimas imigrantes.
CLAII Itinerante e acompanhamento dos cidadãos imigrantes aos serviços da administração central
O “CLAII Itinerante e acompanhamento dos cidadãos imigrantes aos serviços da administração central” é uma prática que visa o atendimento e acompanhamento em todas as freguesias do concelho, permitindo um acolhimento de proximidade, bem como respostas integradas através de uma ação concertada com os parceiros locais.
Folheto de Acolhimento Inicial dos Imigrantes recém-chegados
O “Folheto Informativo Inicial dos Imigrantes recém-chegados” é um instrumento de informação quanto aos principais serviços públicos.
Foi elaborado de acordo com as necessidades diagnosticadas junto da comunidade imigrante que vive no concelho, com o intuito de ajudar os imigrantes recém-chegados a conhecer os principais locais e serviços que necessitam para a sua efetiva integração, sendo útil também aos imigrantes que já residam no território.
O Folheto foi traduzido para inglês, hindi e ucraniano e distribuído pelas entidades parceiras e alguns serviços sinalizados.