Serviço de Tradução Telefónica (STT)

O ACM criou o Serviço de Tradução Telefónica (STT) para ajudar a ultrapassar a barreira da língua, uma das grandes dificuldades sentidas pelos imigrantes na sua relação com os serviços em Portugal.


No âmbito do contexto atual de emergência humanitária motivado pelo conflito armado entre a Rússia e a Ucrânia, a partir de 5 de março de 2022, o Serviço de Tradução Telefónica passa a funcionar de segunda-feira a sexta-feira, das 09h00 às 20h00, e ao sábado, das 09h00 às 17h00.

O STT oferece uma bolsa com 107 tradutores/intérpretes que dominam, perfeitamente, para além do Português, um ou mais idiomas, e dirige-se a todos os interlocutores portugueses/ estrangeiros que precisam de comunicar com estrangeiros e cidadãos/entidades portuguesas.

Este serviço coloca em conferência telefónica, o técnico da instituição prestadora de serviços, um tradutor e o imigrante.

O serviço está disponível, sem custos para as entidades e/ou utilizadores, todos os dias úteis, entre as 09:00h e as 19:00h, através da Linha de Apoio a Migrantes – 808 257 257 – se ligar a partir da rede fixa, custo de chamada local e 218 106 191 – se ligar a partir da rede móvel.

69 idiomas e dialetos para os quais existe tradutor no Serviço de Tradução Telefónica (STT):

Albanês Alemão Amárico Árabe  Azerbaijano
Balanta Baluchi (Paquistão) Bangla/Bengali Búlgaro Chinês Mandarim
Chinês-Quingtian/
Wenzhou
Chinês-Wenzhou Chinês-Xangai Crioulo (Cabo Verde) Crioulo (Guiné-Bissau)
Curdo Dari (Afeganistão) Espanhol Farsi/Persa Farsi/Irão
Filipino Francês

Fula (Guiné-Bissau)

Fula (Senegal) Georgiano
Grego Gujarati Haaka (Timor-Leste) Hindi Holandês
Igbo (Nigéria) Ioruba (Nigeria) Indonésio Inglês Italiano
Japonês Kicongo (R. Congo) Kutchi (Índia) Lingala (R. Congo) Lituano
Lori (Irão) Makassarês (Sul Indonésia) Malaiala/Malabar (sul Índia) Mandinga Marata (Índia)
Moldavo Nepalês Norueguês Oromo Pashto (Afeganistão)
Pidgin English (Nigéria) Polaco Punjabi Romeno Russo
Saraiki (Paquistão) Sindi (Paquistão) Somali Shughni (Tajiquistão) Tailandês
Tajique (Tajiquistão) Tamil (Índia, Sri Lanka) Tetum (Timor-Leste) Tigrínia Turco
Vietnamita Ucraniano Urdu Wolof

 

Funcionamento:

1. A entidade / O cidadão entra em contacto com a Linha de Apoio a Migrantes e solicita acesso ao Serviço de Tradução Telefónica, através dos seguintes contactos 808 257 257 (através da rede fixa) e/ou 218 106 191 (através da rede móvel)

2. A chamada é de imediato transferida para o operador do STT, que solicita as seguintes informações:

  • Nome da instituição/ serviço (se for o caso);
  • Nome do cliente;
  • Telefone do cliente;
  • Idioma requerido;
  • Data e hora pretendida para o Serviço de Tradução Telefónica (caso não se trate de uma tradução imediata).

3. O operador recebe a chamada e, com base no pedido da entidade/cidadão, consulta a bolsa de tradutores neste âmbito:

Se o pedido requerer o serviço de imediato:

  • Se houver disponibilidade de tradutor, é estabelecida a ligação, colocando em conferência telefónica o tradutor e a entidade/cidadão;
  • Se não houver disponibilidade de tradutor, o operador agenda o serviço para uma hora compatível com a disponibilidade da bolsa de tradutores, adiando-se assim o serviço para essa hora;
  • Se o pedido for para agendar, é verificada a disponibilidade da bolsa de tradutores e é efetuado o agendamento. Na hora agendada, a entidade/cidadão liga, o operador coloca-o em espera, contacta o tradutor e cria uma conferência entre ambos;

4. O operador do STT mantém-se em linha até ao final da conferência, garantindo a boa execução do serviço.

5. No final da conferência o operador faz um breve questionário de qualidade ao cliente. É importante salientar que tanto o Operador como os Tradutores encontram-se obrigados à estrita observância do segredo profissional, não podendo divulgar a quem quer que seja qualquer informação obtida no decorrer da tradução, conforme carta de ética subscrita pelos próprios.


Veja também o vídeo de divulgação do serviço.


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