Apresentação
A RESMI é uma Rede de Ensino Superior dedicada à Mediação Intercultural – da iniciativa do Alto Comissariado para as Migrações, I.P. – composta por 32 instituições de ensino superior, a nível nacional. A valorização da interculturalidade assume-se, nesta rede, como um pilar essencial para a coesão social, destacando-se a mediação intercultural como uma estratégia de gestão preventiva e construtiva da diversidade social.
Nesta linha de atuação, o principal objetivo organizacional da RESMI consiste em apoiar e assessorar o ACM, I.P., em todas as matérias relacionadas com a mediação intercultural.
As instituições de ensino superior assumem um papel central nesta rede. A produção de conhecimento na área da mediação intercultural, o contributo para a qualificação de profissionais nesta área, bem como a monitorização das práticas de mediação, são cruciais para a eficiência, eficácia e sustentabilidade da intervenção da mediação intercultural.
A RESMI trabalha conceptualmente as questões da mediação intercultural, em 4 grandes grupos de trabalho, potenciando sinergias colaborativas nas áreas da formação, da investigação e de consultoria dos projetos implementados no terreno pelos parceiros do ACM, I.P.:
- Mediação Intercultural e Educação
- Mediação Intercultural e Saúde
- Mediação Intercultural e Território
- Mediação Intercultural e Monitorização
A atividade da RESMI resulta, neste sentido, na organização e na participação em eventos locais, nacionais e internacionais, bem como em publicações, ofertas formativas e ainda em candidaturas conjuntas a projetos de investigação; na área da mediação intercultural na sua relação com as áreas temáticas da educação, da saúde, do território e da monitorização.
A relevância do trabalho da RESMI resulta da sinergia das parcerias criadas entre as universidades, a administração pública central, regional e local, em prol da qualidade do serviço público prestado.
Resenha histórica
No dia 21 de maio de 2015, e por ocasião do Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e Desenvolvimento, teve lugar o evento de constituição da RESMI – Rede de Ensino Superior para a Mediação Intercultural, com a assinatura da Carta de Compromisso por 23 representantes do ensino superior. Na carta de compromisso, as entidades signatárias assumiram a defesa da interculturalidade, enquanto pilar da coesão social, e a mediação enquanto estratégia de gestão preventiva e positiva da diversidade social.
Mais recentemente, em 2022, 32 instituições de ensino superior subscreveram a sua vontade de (re)integrar a RESMI.
Enquadramento
O Alto Comissariado para as Migrações I.P. tem por missão celebrar protocolos com entidades públicas ou privadas em todas as matérias com relevo para a captação, fixação e integração de migrantes, designadamente no que respeita ao emprego, à formação e inserção profissional, ao empreendedorismo, à mobilidade migratória, à mediação sociocultural, à habitação, saúde e educação, tendo em vista o codesenvolvimento local e regional, a mobilização de competências e a inclusão económica e social (Decreto-Lei n.º 31/2014 de 27 de fevereiro). Trata-se de uma missão que terá continuidade no contexto da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (Decreto-Lei n.º 41/2023 de 2 de junho), a par da atribuição de promover intervenções de mediação intercultural com entidades públicas da administração central e local, tendo em vista reforçar os processos de integração e participação local.
Atividades
Próximas atividades 2023
• RESMI, “A Interculturalidade no Ensino Superior”, Workshop para alunos, Jornadas de Desenvolvimento Pedagógico, Universidade Lusófona, setembro 2023.
• Carlos Gimenez, “Situação, necessidade e potencial da Mediação Intercultural no mundo atual”, Conferência Internacional RESMI, 2 de outubro 2023, ESELx.
• RESMI, “À conversa com Carlos Gimenez”, Mesa Redonda com a coordenação da RESMI, 2 de outubro 2023, ESELx.
• Sessão Plenária RESMI, Percursos, Desafios e Caminhos a Seguir: Plano de Atividades Participativo 2023-2025, 2 de outubro 2023, ESELx.
Atividades realizadas em 2023
• 1.º Encontro Nacional, Repensar a Vida Académica, Integração e Cooperação dos Estudantes da CPLP, Casa do Estudante, Universidade de Aveiro, 25 de fevereiro 2023.
• Aula aberta RESMI “Multiculturalismo na educação. Mediação intercultural e diálogo inter-religioso”. Curso de Mestrado, Universidade de Aveiro, 22 de maio 2023.
• RESMI, “A Rede de Ensino Superior para a Mediação Intercultural do Alto Comissariado para as Migrações”, Congresso Internacional Ensino, Formação e Investigação, Comemoração do XX Aniversário do Mestrado em Português Língua Segunda e Estrangeira, 19 de junho de 2023, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
• RESMI, “A Interculturalidade no Ensino Superior: Reflexões em Torno da Realidade em Sala de Aula”, Workshop para docentes por convite, Jornadas de Desenvolvimento Pedagógico, Universidade Lusófona, 10 e 11 de julho 2023.
Atividades anteriores
• I Jornadas RESMI “Entre iguais e diferentes: a mediação intercultural”, Centro Ismaili em Lisboa, 21 de maio de 2015. (Indicador de realização: aprx. 200 participantes).
• I Congresso Internacional da RESMI “Contextos e Desafios da Mediação Intercultural", Escola Superior de Educação de Lisboa, 14 e 15 de outubro de 2016. (Indicador de realização: aprx. 200 participantes).
• II Congresso Internacional, “A Europa como Espaço de Diálogo Intercultural e de Mediação”, Universidade do Minho, 26 e 27 de abril de 2018. Realizado em associação com o II Colóquio Internacional de Mediação Social e as Jornadas Europeias de Mediação para a Inclusão Social. Comissão de organização: ACM, I.P., Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), Projeto Europeu CReE.A, Câmara Municipal de Braga.
• III Congresso Internacional RESMI, “Mediação Intercultural: Comunicação, Cidadania e Desenvolvimento”, 21 e 22 de outubro de 2021, online. Comissão de Organização: ACM, I.P. e Universidade de Aveiro.
Publicações
Bäckström, B., Costa, P.; Albuquerque, R.; de Sousa, L. (org.) (2016). E-book Políticas de igualdade e inclusão: reflexões e contributos I; Edição: Centro de Estudos das Migrações e das relações Interculturais, Universidade Aberta; Edição digital – ISBN: 978-972-674-776-5, Lisboa.
Bäckström, B., (2015). "A Saúde da mulher imigrante idosa", in Padilla, B., et all. E-book do II workshop internacional Saúde e Cidadania: Equidade nos cuidados de saúde materno-infantil em tempos de crise, Lisboa, ISCTE-IUL, Universidade de Lisboa.
Bäckström, B., (2010) "O acesso à saúde e os fatores de vulnerabilidade na população imigrante" in Alicerces, Revista de investigação, ciência e tecnologia e arte, Edição Instituto Politécnico de Lisboa, ano III, n.º 3, abril de 2010, pp.79-90.
Coutinho, E., Parreira, V., Martins, B., Chaves, C., & Nelas, P. (2017). The Informal Intercultural Mediator Nurse in Obstetrics Care. In A. P. Costa, L. P. Reis, F. N. d. Sousa, A. Moreira & D. Lamas (Eds.), Computer Supported Qualitative Research. Studies in Systems, Decision and Control (Vol. 71, pp. 63-74). Switzerland: Springer Publishing Internacional. DOI: 10.1007/978-3-319-43271-7.
Neves, Maria Paula; Ribeiro, María del Carmen Arau; Campos, Luísa Maria; Barbosa, Maria Hermínia; Oliveira Nelson Clemente; "À descoberta de sinergias invisíveis: desvendando a interculturalidade na migração". REVISTA DE ESTUDIOS E INVESTIGACIÓN EN PSICOLOGÍA Y EDUCACIÓN; ISSN: 2386-7418, 2015, Vol. Extr., No. 8. DOI:10.17979/reipe.2015.0.08.343.
Reis, Alcinda. Da Multiculturalidade em Cuidados às Competências nos Enfermeiros. 1. ed. Saarbrücken: Novas Edições Acadêmicas, 2015. v. 1. 271 p. Áreas do conhecimento: Ciências da Saúde | Referências adicionais: Natureza: Texto integral; Meio de divulgação: Impresso; Portugal/Português; Volumes: 1; ISSN/ISBN: 978-3-639-75361-5.
Reis, Alcinda; Ana Spínola. "Saúde das famílias imigrantes: Estratégias pedagógicas na formação em enfermagem". Millenium - Journal of Education, Technologies and Health, v. 2, n. 1, pp. 63-69, 2016. Com arbitragem científica. Áreas do conhecimento: Ciências da Saúde | Referências adicionais: Meio de divulgação: Meio digital; Portugal/Português; ISSN/ISBN: 1647-662X.
Reis, Alcinda; Brito, A. M.; Vicente, B. e Reis, A. "Intervenções de enfermagem culturalmente congruentes em imigrantes". Revista da UIIPS, v. 3, n. 5, pp. 75-90, 2015. Com arbitragem científica. Áreas do conhecimento: Ciências da Saúde | Referências adicionais: Meio de divulgação: Meio digital; Portugal/Português.
Silva, A. M. C. & Carvalho, L. (2015). Territórios, Interculturalidade e Mediação: entre redes e nós. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, Vol. Extr., No. 8, 48-52. DOI: 10.17979/reipe.2015.0.08.262.
Vieira, R.; Marques, J.; Silva, P.; Vieira, A. (Coord.) (2016). Pedagogias de Mediação Intercultural e Intervenção Social. Porto: Afrontamento.
Atas das I Jornadas RESMI “Entre iguais e diferentes: a mediação intercultural”, Centro Ismaili em Lisboa, 21 de maio de 2015. (Indicador de realização: aprox. 200 participantes).
Atas do I Congresso Internacional da RESMI “Contextos e Desafios da Mediação Intercultural", Escola Superior de Educação de Lisboa, 14 e 15 de outubro de 2016. (Indicador de realização: aprox. 200 participantes).
Atas do II Congresso Internacional, “A Europa como Espaço de Diálogo Intercultural e de Mediação”, Universidade do Minho, 26 e 27 de abril de 2018. Realizado em associação com o II Colóquio Internacional de Mediação Social e as Jornadas Europeias de Mediação para a Inclusão Social. Comissão de organização: ACM, I.P., Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), Projeto Europeu CReE.A, Câmara Municipal de Braga.
Atas do III Congresso Internacional RESMI, “Mediação Intercultural: Comunicação, Cidadania e Desenvolvimento”, 21 e 22 de outubro de 2021, online. Comissão de Organização: ACM, I.P. e Universidade de Aveiro.