O apoio de voluntários portugueses que residem no país a emigrantes portugueses que pretendem regressar pode fazer toda a diferença na construção de um novo projeto profissional e de vida. Assim nasceu o Programa Mentores para Migrantes, que pretende encontrar o mentor certo para ajudar a responder a uma necessidade específica (ou mais do que uma) de cada português que pretende regressar ao seu país. Ao ser apoiado, acompanhado e orientado, o mentorado terá mais facilidade em ultrapassar as dificuldades e preocupações que, quando enfrentadas sozinho, dificultam a reintegração e a iniciativa em Portugal. Ao apoiar, acompanhar e orientar, o mentor está a desenvolver novas competências pessoais, a colocar a sua experiência ao serviço do outro e a viver uma experiência de cidadania mais ativa e enriquecedora.
Como funciona?
O Programa Mentores para Migrantes é um ponto de encontro entre portugueses: mentores que vivem em Portugal e mentorados que querem regressar ao seu país.
Estou em Portugal, tenho competências que podem ser úteis e quero ajudar | Mentores para Migrantes | Estou fora de Portugal, quero regressar e ter um mentor para me ajudar |
Bolsa de Mentores residentes Portugueses residentes que se voluntariam para orientar alguém que pode beneficiar das competências pessoais e da sua experiência de vida e profissional. | Ponto de encontro entre Mentores e Mentorados | Bolsa de Mentorados não residentes Portugueses não residentes que querem regressar, que têm uma dificuldade ou desafio para ultrapassar e gostariam de ser orientados por um voluntário. |
Cerca de 600 mentores disponíveis…
Promovida pelo Alto Comissariado para as Migrações, IP, esta iniciativa decorre de um programa que visa promover o encontro entre voluntários portugueses e cidadãos imigrantes a residir em Portugal, que está já implementado por todo o país através de um conjunto de parceiros locais.
A avaliação muito positiva feita para o apoio dos imigrantes que residem em Portugal, a crescente mobilidade dos portugueses pelo mundo e o alargamento das atribuições do Alto Comissariado para as Migrações, IP aos cidadãos emigrantes levaram à natural ampliação do programa.
Esta maior abrangência, vem alargar o âmbito do Programa Mentores para Migrantes (imigrantes e emigrantes), alargamento que está, aliás, previsto no Plano Estratégico para as Migrações (PEM) 2015-2020, Eixo V, medida Nº 102.
Mentorado
É emigrante? Quer regressar? Encontre um mentor pronto a apoiar.
Um mentor não é alguém que resolve os problemas por si nem que tem soluções para as suas necessidades. Um mentor é um voluntário disposto a apoiar e comprometido a orientá-lo para que consiga resolver os seus problemas e encontrar as soluções que melhor respondem às suas necessidades.
Ter um mentor é encontrar alguém que:
- estabelece um compromisso social, durante um período mínimo de três meses;
- realiza reuniões quinzenais consigo através de um suporte online escolhido entre os dois;
- o apoia na resolução de uma ou mais necessidades previamente identificadas.
Que tipo de apoio esperar?
Os mentores são voluntários provenientes das mais diversas áreas profissionais, com experiências pessoais igualmente variadas e disponibilizam-se a partir de diversas regiões do país. Esta diversidade permite encontrar o apoio mais adequado à realidade de cada mentorado, seja ele alguém com uma ideia inovadora que precisa de orientação para desenvolver um plano de negócio, que quer melhorar o seu curriculum para poder candidatar-se a novos desafios ou que pretende encontrar a faculdade e o curso certo para estudar em Portugal.
Como participar?
1. Inscrevo-me através de registo em Programa Mentores para Migrantes (https://mentores.acm.gov.pt) no campo “É migrante?”, selecionando uma das entidades parceiras no concelho/região para a qual pretendo regressar.
2. Faço uma entrevista online com a equipa deste Programa para o compreender melhor e explicar o que me levou a inscrever.
3. É-me atribuído um voluntário, ou seja, um mentor.
4. Juntos, definimos e assumimos um compromisso (o que pretendemos atingir, em quanto tempo, etc.)
5. Comunico com o meu mentor para avançar e alcançar o compromisso assumido.
6. Avaliamos o processo em conjunto.
Mentor
Quer ajudar? Voluntarie-se e apoie quem quer regressar.
Um mentor é um voluntário disposto a colocar as suas competências pessoais e a sua experiência pessoal e de vida à disposição de um português que reside num país estrangeiro e está decidido a regressar. É alguém que se compromete a orientar e apoiar o seu mentorado para que ele possa encontrar as soluções mais adequadas à construção do seu novo projeto pessoal e profissional em Portugal.
Um mentor é alguém que:
1. estabelece um compromisso social, durante um período mínimo de três meses;
2. realiza reuniões quinzenais com o mentorado através de um suporte online escolhido entre os dois;
3. apoia na resolução de uma ou mais necessidades previamente identificadas.
Que tipo de apoio pode prestar?
Pense nas suas competências pessoais e profissionais e identifique as que podem ser úteis a um português emigrado que, embora decidido a regressar, está afastado da realidade portuguesa. As necessidades que sentirá podem ser as mais variadas, desde orientação para desenvolver um plano que o ajude a abrir um novo negócio à ajuda para melhorar um curriculum, passando pelo apoio para analisar um contrato de arrendamento.
Se tem competências pessoais e profissionais que podem ser úteis neste projeto e está disposto a ajudar, basta registar-se.
Como participar?
1. Registo-me em Programa Mentores para Migrantes (https://mentores.acm.gov.pt), preenchendo o formulário e selecionando uma das entidades parceiras disponíveis no concelho que escolhi.
2. Vou a uma reunião com a equipa do projeto Mentores para Migrantes, que ajudará a definir o meu perfil de mentor e a identificar interesses, motivações e competências.
3. A equipa identificará quem é o mentorado que vou acompanhar.
4. Faço uma reunião online com o mentorado para estabelecer o compromisso e identificar necessidades, objetivos e resultados a atingir, a forma como vamos comunicar e reunir à distância.
5. Decorre o processo de mentoria.
6. Monitorizamos o processo e fazemos uma avaliação final.
-
-
-
-
Envie um email para mentores@acm.gov.pt