Aceda ao regulamento do Observatório das Migrações.
Desde 2002, o Observatório tem sido responsável pelo lançamento de mais de uma centena de estudos e a organização de eventos de reflexão de grande relevo para a compreensão em Portugal dos fenómenos migratórios. Entre as mais recentes áreas de trabalho do Observatório destaque-se o aprofundamento do conhecimento sobre os novos perfis migratórios, tais como os refugiados, estudantes, empreendedores, reformados e investidores, bem como a cooperação com outras entidades, públicas e privadas, nacionais e internacionais, designadamente universidades, observatórios, entidades estatísticas e centros de investigação.
Com o mote "Migrações em Mudança: conhecer mais para agir melhor", para cumprir a sua missão, o OM tem recorrido também a inúmeras fontes estatísticas e administrativas disponíveis em Portugal e que dispõem de dados desagregados por nacionalidade, sistematizando e analisando essa informação com o intuito de melhor caracterizar a situação das populações estrangeiras no país nas mais variadas dimensões que compõem o seu processo de integração, mobilizando deste modo – com as devidas ressalvas – de forma integrada diversas naturezas de dados.
A filosofia de trabalho do Observatório é ainda subsidiária relativamente ao universo de instituições e de equipas de investigação que se dedicam, sistematicamente, ao estudo do tema das migrações. Nestes termos, o Observatório das Migrações pretende intervir essencialmente como um catalisador de atividades e um promotor de redes de cooperação académica, científica e institucional.
1150-025 LISBOA
Tel. 21 810 61 24 - Fax. 21 810 61 17