Ao longo dos últimos anos, o ACM tem recebido várias distinções e tem sido referenciado a nível internacional como exemplo de boas práticas.
Fique a conhecer alguns dos principais prémios:
Em Dezembro de 2014, o Observatório Internacional da Justiça Juvenil distinguiu o Programa Escolhas como uma das mais eficientes e eficazes políticas públicas. O prémio foi entregue ao Coordenador Nacional do Programa Escolhas, Pedro Calado, numa cerimónia pública que contou com o Alto patrocínio da UNESCO e que teve lugar em Bruxelas.
Saiba mais sobre o Programa Escolhas
aqui Neste documento internacional, o modelo português One-Stop-Shop que está na base dos CNAI (Centros Nacionais de Apoio ao Imigrante) foi considerado inovador e eficiente pela disponibilização “de diversos serviços num só espaço e que funcionam segundo uma filosofia comum e em cooperação permanente”, como sublinha o relatório.
Todas as informações sobre o CNAI
aqui No relatório das “Nações Unidas UPR Info” (Revisão Periódica Universal) Portugal foi reconhecido pelos avanços nas áreas da discriminação racial, dos direitos das minorias (através do Plano para a Integração dos Imigrantes) e os Direitos das Mulheres.
O Projeto Promoção do Empreendedorismo Imigrante (PEI), criado pelo ACM, venceu a categoria Prémio de Empreendedorismo Responsável e Inclusivo, no âmbito dos Prémios Europeus de Promoção Empresarial 2012.
Mais sobre o programa PEI
aqui O Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI), atualmente Alto Comissariado para as Migrações (ACM), venceu em Maastricht o Prémio Melhores Práticas na Administração Pública 2011 (EPSA 2011). O prémio, organizado pelo Instituto Europeu da Administração Pública (EIPA, na sigla inglesa), distinguiu o ACIDI entre 5 finalistas na categoria “Alargar o Sector Público através da Governação Participativa”.
Toda a informação
aqui A distinção foi feita no âmbito do Prémio Europeu de Prevenção da Criminalidade, atribuído pela União Europeia.
O tema do ano da distinção, 2011, foi "Desporto, Ciência e Arte na prevenção do crime com crianças e jovens" e o Escolhas viu reconhecido o seu impacto pelo júri nacional.
O CNAI recebe distinção internacional de excelência e inovação do serviço público na 8.ª edição do United Nations Public Service Awards.
Portugal foi distinguido no grupo de países “Europa e América do Norte”, vencendo o 1.º prémio na categoria “Fomentar a gestão do conhecimento na Administração Pública”.
O Índex de Políticas de Integração de Imigrantes é um estudo comparativo que avalia as políticas de integração de imigrantes em 31 países da Europa e da América do Norte. Comparativamente com o MIPEX II de 2007, Portugal registou uma progressão muito positiva no ranking, alcançando uma melhoria de 5 pontos percentuais.
Portugal surge em primeiro lugar com as melhores políticas de integração de imigrantes na vertente da reunificação familiar e do acesso à nacionalidade e, em segundo, na vertente da integração dos imigrantes no mercado de trabalho.
Consulte o relatório completo
aqui.
As políticas portuguesas de acolhimento e integração de imigrantes foram destacadas no Relatório “O Futuro das Migrações: Reforço de Capacidade para a Mudança”, recentemente publicado pela Organização Internacional para as Migrações (OIM). Os Centros Nacionais de Apoio ao Imigrante (CNAI) - em Lisboa, Porto e Faro - são realçados, nesta avaliação, como "um serviço de informação integrado, exemplo de uma intervenção coordenada e coerente entre várias entidades parceiras.”
O "Rock in Rio Atitude Sustentável" é um prémio criado com o intuito de homenagear pessoas e organizações que se distingam pelo seu empenho na melhoria da qualidade de vida da comunidade, ao nível local ou nacional e pela sua atuação consonante com os três pilares do desenvolvimento sustentável (ambiental, social e económico).
Este prémio distinguiu o Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI) na categoria Diversidade Cultural.
O Gabinete de Apoio ao Emprego (GAE) do CNAI foi selecionado para representar Portugal na final Europeia dos European Enterprise Awards 2010.
Este prémio distingue as melhores políticas e práticas de iniciativa empresarial na Europa, estimulando o desenvolvimento económico e a criação de mais e melhor emprego a nível local.
As medidas adotadas por Portugal, com vista à integração dos imigrantes, foram premiadas pelas Nações Unidas. As iniciativas de Portugal na integração de imigrantes "estão na vanguarda da Europa e do mundo". É o país com melhor classificação na atribuição de direitos e serviços aos estrangeiros residentes.
O MIPEX, apresentado na Fundação Calouste Gulbenkian, representa o mais completo estudo comparativo das medidas relativas à integração de imigrantes. Foi atribuído a Portugal o segundo lugar, logo a seguir à Suécia, no âmbito das melhores políticas de integração de imigrantes.
O Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas (ACIME), atual ACM, ganhou o 1º lugar da categoria Atendimento a Clientes, com o projeto "Centro Nacional de Apoio ao Imigrante”, na 3ª edição da iniciativa conjunta da Deloitte (empresa de auditoria e consultoria) e do Diário Económico.