O que é uma urgência médica e o que fazer?

Toda a situação em que a demora de diagnóstico, ou de tratamento, pode trazer grave risco ou prejuízo para a vítima é uma Urgência médica, como por exemplo, os casos de traumatismos graves, intoxicações agudas, queimaduras, crises cardíacas ou respiratórias. Em caso de urgência deve recorrer a um Hospital. Caso precise de esclarecimentos ou ajuda, contacte a Linha Saúde 24: 808 24 24 24 ou o seu centro de saúde.
É uma consulta que serve para vigiar regularmente o estado de saúde. Alguns grupos da população mais vulneráveis, como crianças, jovens, grávidas, idosos, determinados grupos de profissionais e pessoas com doença crónica, necessitam de uma atenção especial, pelo que devem efetuar consultas programadas e periódicas para vigiar regularmente a saúde.
Siga as orientações de vigilância recomendadas pelo médico de família.
 
 
Algumas situações de urgência são consideradas como emergências médicas, pela extrema gravidade da situação, ou porque implicam o uso de telecomunicações ou o transporte especial do doente.
 
Se a situação não é de urgência, ou se após uma situação de urgência necessita de novas consultas ou medicamentos, deverá dirigir-se ao Centro de Saúde da sua área de residência e saber como proceder para ter direito a todo o tipo de cuidados de saúde.
 
Sim, existe a Linha Saúde 24: 808 24 24 24
 
Sim. O CODU (Centro de Orientação de Doentes Urgentes) indica sempre o que deve ser feito, de acordo com o tipo de situação.
 
Deve responder, de forma  simples e clara às perguntas que lhe forem feitas e desligue o telefone só depois de o operador  ter indicado.
 
Deve de imediato alertar os serviços competentes, através do número 112. A chamada, os serviços e os transportes são gratuitos.
 
Em caso de urgência deve recorrer a um Hospital, noutras situações informe-se como proceder junto do seu Centro de Saúde.

Fonte: Ministério da Saúde


Monofolha Serviços e Contactos do ACM, I.P.

SOS UCRÂNIA
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Linha de Apoio a Migrantes

A partir do dia 5 de março de 2022: de segunda-feira a sexta-feira, das 09h00 às 20h00, e ao sábado, das 09h00 às 17h00

808 257 257 (a partir da rede fixa)

21 810 61 91 (a partir de rede móvel e para quem efetua a ligação do estrangeiro)
 

Centros Nacionais de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM)

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