As disciplinas, horários e atividades escolares dependem do nível escolar do seu filho.
No 1º ciclo tem a componente curricular, outras atividades bem como atividades de enriquecimento curricular com caráter facultativo.
No 2º ciclo tem áreas disciplinares: Línguas e Estudos Socias; as Matemáticas e Ciências; a Educação Artística e Tecnológicas e oferta complementar, desde que criada pela escola.
No 3º ciclo, tem as áreas disciplinares relacionadas com as línguas; as Ciências Humanas e Sociais; as Matemáticas e Ciências Físicas e Naturais; as Expressões e Tecnologias, bem como a oferta complementar, desde que criada pela escola.
No 1º ciclo os alunos têm 25 horas de aulas por semana. As aulas podem ser em regime de desdobramento, de manhã ou de tarde, ou em regime normal. Compete ao agrupamento analisar a situação e propor a homologação superiormente.
Não é permitido aos pais escolherem o horário dos filhos. Podem, no entanto, indicar a sua preferência de horário, e a escola, se tiver possibilidade, procurará respeitá-la.
No 2º, 3º ciclos e secundário o horário poderá ser predominantemente de manhã ou de tarde ou distribuído ao longo do dia.
Os estabelecimentos de educação e ensino público nos quais funcionem a educação pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico definem as normas a observar no período de funcionamento dos respetivos estabelecimentos, bem como na oferta das atividades de animação e de apoio à família (AAAF), da componente de apoio à família (CAF) e das atividades de enriquecimento curricular (AEC).
Consideram-se AAAF as que se destinam a assegurar o acompanhamento das crianças na educação pré -escolar antes e ou depois do período diário de atividades educativas e durante os períodos de interrupção destas atividades.
Considera-se CAF o conjunto de atividades destinadas a assegurar o acompanhamento dos alunos do 1.º ciclo do ensino básico antes e ou depois da componente curricular e de enriquecimento curricular, bem como durante os períodos de interrupção letiva.
A CAF é implementada por autarquias, associações de pais, instituições particulares de solidariedade social ou por outras entidades que promovam este tipo de resposta. social, mediante acordo com os agrupamentos de escolas ou escolas não agrupadas.
As AEC no 1.º ciclo do ensino básico são atividades educativas e formativas que incidem na aprendizagem da língua inglesa ou de outras línguas estrangeiras e nos domínios desportivo, artístico, científico, técnico e das tecnologias de informação e comunicação, de ligação da escola com o meio e de educação para a cidadania. Uma vez realizada a inscrição, os encarregados de educação comprometem-se a que os seus educandos frequentem as AEC até ao final do ano letivo, no respeito pelo dever de assiduidade consagrado no Estatuto do Aluno e Ética Escolar.
No 1º ciclo há só um professor para cada turma. Ele marca uma hora quinzenalmente em que está disponível para falar com os pais. Os pais ou encarregados de educação poderão falar, ainda, com o professor no início ou fim das aulas. Se preferirem poderão, também, marcar um atendimento com o docente através da caderneta escolar.
No 2º e 3º ciclos e ensino secundário cada turma tem vários professores. O contacto faz-se preferencialmente através do Diretor de Turma. Nestes encontros os pais e o Diretor de Turma trocam informações acerca da escola, das aulas, do comportamento e aproveitamento dos alunos.
Se não puder falar com o Diretor de Turma no dia e hora de atendimento, peça outra marcação. No caso de ser impossível falar com o Diretor de Turma no dia e na hora do atendimento, pergunte-lhe como poderá contactá-lo, em caso de necessidade.
Nos 1º, 2º e 3º ciclos sempre que um pai tenha uma preocupação ou uma necessidade urgente deve falar com o professor. Pode fazê-lo pessoalmente, pelo telefone da escola ou ainda através de uma mensagem na Caderneta do Aluno.
No 1º ciclo, os pais poderão falar com os professores no início ou fim das aulas. Porém, os docentes disponibilizam uma hora quinzenalmente para atender os pais.
A grande maioria das escolas do 1º ciclo e do pré-escolar da rede pública estão integradas em agrupamentos de escolas que possuem refeitórios. Os alunos têm acesso às senhas para as refeições quer sejam pagas na sua totalidade, ou atribuídas através do SASE.Com quem devo falar para obter mais informações?
A direção da escola responderá às suas perguntas e saberá encaminhá-lo para outras entidades, caso seja necessário.
Sim, em qualquer altura. Fale com a direção da escola e peça as informações que achar necessárias.
Fonte: Ministério da Educação e Ciência