Na certeza de que a globalização é um fenómeno inevitável e de que vivemos num tempo de mobilidade, de deslocações temporárias, partidas e retornos, foi aprovado o Plano Estratégico para as Migrações, que procura promover, acompanhar e apoiar o regresso de emigrantes portugueses e o reforço dos seus laços a Portugal.

A par das competências no âmbito da integração de imigrantes, o Alto Comissariado para as Migrações, em colaboração com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, disponibiliza aos cidadãos portugueses que vivem no estrangeiro um conjunto de ferramentas e medidas que facilitam a transformação das suas ideias e projetos em ações em território nacional.

Com a implementação destas ações procuramos:

  • reequilibrar o saldo migratório, através da reentrada de pessoas que haviam saído;

  • promover e facilitar o processo de acolhimento de emigrantes socialmente vulneráveis em território nacional;

  • envolver os profissionais e talentos portugueses emigrados, ou os novos cidadãos portugueses luso-descendentes, cuja valorização académica e profissional no estrangeiro constitua uma mais-valia para os próprios e para o país;

  • criar e promover os incentivos e condições existentes para o regresso de cidadãos emigrados a Portugal, respondendo à sua mobilidade de forma positiva e contribuindo para a captação e remigração de profissionais, trabalhadores e empreendedores portugueses;

  • fortalecer a relação entre as instituições governamentais, as comunidades portuguesas e stakeholders num trabalho conjunto de mobilização da diáspora portuguesa.



Cofinanciado Por:

O que Procura? O que Procura?

"Penso regressar brevemente a Portugal para iniciar um negócio. Tenho saudades das praias e sempre quis ter um monte no Alentejo.”

Filipa do Carmo, 38 anos, Cooking Mentor, a viver em Londres há 9 anos

migrant-support-line

the-line-is-open-monday-to-fridayknow-more

Работает на Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.