O ACM,I.P. disponibiliza ainda os seguintes serviços de apoio, que podem ser divulgados pelas escolas, junto das famílias das crianças e alunos/as.
Serviço de Tradução Telefónica – A tradução pode ser imediata ou mediante uma marcação, por exemplo, para uma reunião com um/a encarregado/a de educação que não domine a língua portuguesa, ou para uma conversa com uma criança ou jovem que não entenda português;
Cursos de aprendizagem da Língua Portuguesa para Adultos (PPT) – Cursos gratuitos presenciais dirigidos a jovens, a partir dos 15 anos, e adultos (por exemplo, encarregados de educação);
Curso Português Online – Cursos gratuitos online, disponíveis em Português, Inglês, Espanhol e Árabe, e sem limite de idade;
Informação geral sobre o ensino em Portugal – Útil para informar encarregados de educação estrangeiros, recém chegados, que entendam português ou inglês;
Centros Nacionais e Locais de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM e CLAIM) – Centros que apoiam os/as encarregados/as de educação ou familiares dos/as alunos/as em questões diversas como: emprego, legalização, saúde, educação ou habitação;
Programa Escolhas – Projetos locais de inclusão social de crianças e jovens de contextos socioeconómicos vulneráveis, que atuam muitas vezes em parceria com as escolas;
Programa Mentores para Migrantes – Programa em que os/as migrantes poderão ter o apoio individualizado de um/a voluntário/a da sociedade de acolhimento para necessidades específicas.
Observatório das Migrações (OM) – Sistematização de estatística e disponibilização de estudos e publicações sobre os fenómenos migratórios. Importantes ferramentas para desmontar preconceitos e estereótipos sobre estas comunidades;
Observatório das Comunidades Ciganas (OBCIG) – Disponibilização de estudos, teses e publicações sobre as comunidades ciganas que podem ser úteis para aumentar o conhecimento dos atores das comunidades educativas sobre este grupo minoritário.