Que tipo de apoio posso obter da escola?

A escola pode atribuir apoios no âmbito da ação social escolar e no âmbito educativo.
Existe atribuição de apoios no âmbito da ação social escolar, enquanto modalidade dos apoios e complementos educativos. Aplica-se às crianças e aos alunos que frequentem a educação pré-escolar e os ensinos básico e secundário em estabelecimentos de ensino públicos, ou particulares e cooperativos em regime de contrato de associação.
 
Constituem modalidades de apoios no âmbito da ação social escolar os apoios alimentares, os transportes escolares, o alojamento, os auxílios económicos (refeições, livros e outro material escolar, atividades de complemento curricular…), a prevenção de acidentes e o seguro escolar etc.
A grande maioria das escolas do 1º ciclo e do pré-escolar da rede pública estão integradas em agrupamentos de escolas que possuem refeitórios. Os alunos têm acesso às senhas para as refeições quer sejam pagas na sua totalidade, ou atribuídas através do SASE.
 
Se nota que o seu filho tem alguma coisa diferente dos irmãos ou dos meninos que estão à sua volta (ouve mal, vê mal, tem dificuldades de fala ou aprende mais devagar), diga ao professor para lhe fazer, ou pedir para lhe fazerem um exame mais atento.
 
Os alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem podem e devem ser acompanhados no âmbito dos Apoio Educativos.
A criança com dificuldades de aprendizagem ou com algum problema de saúde que prejudique a sua aprendizagem, desde que devidamente sinalizado pelo médico, será acompanhada por um docente dos apoios educativos, que ajudará o docente da turma e o aluno nas aprendizagens diárias.
Pode, por exemplo, conversar com a criança sobre o que se passou na escola. Lembre-se que o mais importante é a qualidade das interações pelo que deve usar a língua materna.
Aprenda a língua portuguesa com ela e procure, em conjunto, formas que facilitem a aprendizagem de novo vocabulário. Por exemplo: jogos de palavras, ‘etiquetas’ para as coisas em casa.
 
No 1º ciclo há só um professor para cada turma. Ele marca uma hora quinzenalmente em que está disponível para falar com os pais. Os pais ou encarregados de educação poderão falar, ainda, com o professor no início ou fim das aulas. Se preferirem poderão, também, marcar um atendimento com o docente através da caderneta escolar.

No 2º e 3º ciclos e ensino secundário cada turma tem vários professores. O contacto faz-se preferencialmente através do Diretor de Turma. Nestes encontros os pais e o Diretor de Turma trocam informações acerca da escola, das aulas, do comportamento e aproveitamento dos alunos.
 
Se não puder falar com o Diretor de Turma no dia e hora de atendimento, peça outra marcação. No caso de ser impossível falar com o Diretor de Turma no dia e na hora do atendimento, pergunte-lhe como poderá contactá-lo, em caso de necessidade.
 
 
Nos 1º, 2º e 3º ciclos sempre que um pai tenha uma preocupação ou uma necessidade urgente deve falar com o professor. Pode fazê-lo pessoalmente, pelo telefone da escola ou ainda através de uma mensagem na Caderneta do Aluno.
 
No 1º ciclo, os pais poderão falar com os professores no início ou fim das aulas. Porém, os docentes disponibilizam uma hora quinzenalmente para atender os pais.

 

 


Monofolha Serviços e Contactos do ACM, I.P.

SOS UCRÂNIA
https://www.acm.gov.pt/-/sos-ucrania
sosucrania@acm.gov.pt

Atendimento presencial sem marcação prévia

Poderá continuar a optar pelos canais digitais (e-mail e app My CNAIM) e telefónicos (Linha de Apoio a Migrantes)

Linha de Apoio a Migrantes

A partir do dia 5 de março de 2022: de segunda-feira a sexta-feira, das 09h00 às 20h00, e ao sábado, das 09h00 às 17h00

808 257 257 (a partir da rede fixa)

21 810 61 91 (a partir de rede móvel e para quem efetua a ligação do estrangeiro)
 

Centros Nacionais de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM)

Folheto informativo sobre os CNAIM

CNAIM Norte
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CNAIM Lisboa
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CNAIM Beja
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CNAIM Algarve
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Três documentos OIM sobre Covid-19 para migrantes, em vários idiomas.

 

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