Alto Comissariado para as Migrações (ACM) lança novo Portal
Um “espaço” totalmente centrado nos migrantes
22 junho 2015
O Alto Comissariado para as Migrações (ACM) lança o novo Portal das Migrações, um “espaço”dedicado aos migrantes, com novas funcionalidades e conteúdo informático mais abrangente e adequado à missão cada vez mais alargada e exigente deste organismo.
Este Novo Portal das Migrações está disponível em www.acm.gov.pt.O Portal dá a cara ao percurso iniciado em 2014 que deu lugar a uma nova designação e à adaptação do foco do ACM, às novas atribuições tudo isso. O ACM é hoje uma agência pública que tem um vasto rol de atribuições espelhada na sua orgânica e no Plano Estratégico para as Migrações. Por isso, hoje nasce um portal moderno, proactivo, que liga Portugal aos migrantes.
Para o Alto-comissário para as Migrações, Pedro Calado, “trata-se de um portal totalmente centrado nos migrantes, com novas funcionalidades e, acreditamos, mais adequado à nova Missão do Alto Comissariado”.
Para este novo Portal, que surge após uma longa e exigente preparação de 9 meses, o ACM contou com a colaboração de vários ministérios, instituições e entidades, que se reuniram para tornar acessível um vasto leque de informações úteis a quem quiser trabalhar, estudar, viver ou investir em Portugal.
Neste novo portal, os migrantes estão no centro da informação. Quem o consultar, pode escolher o seu perfil, de acordo com nacionalidade e o que pretende fazer em Portugal, para poder aceder a toda a informação adequada aos critérios escolhidos.
A intenção é fazer com que imigrantes e emigrantes tenham à sua disposição uma série de recursos, reunidos num único ‘site’, com a legislação simplificada, em formato de perguntas e respostas, e ainda consultores disponíveis para prestar um atendimento individual, através de uma linha de apoio ao
migrante e de uma caixa de correio eletrónico.
Nesta primeira fase de funcionamento, o portal está disponível em português e inglês, estando previsto, para breve, uma versão em mandarim e outra em russo.
Convidamo-los, desde já, a visitar o portal e a encaminhar as eventuais sugestões para acm@acm.gov.pt
Também a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR) passa a ter um novo site, que permitirá não só apresentar queixas 'online', com um formulário bem mais completo que o anterior, como acompanhar a evolução das mesmas. O endereço é www.cicdr.pt. Visitem-no também!