O Selo Escola Intercultural visa distinguir as Escolas que se destacam na promoção de projetos com vista ao reconhecimento e à valorização da diversidade como uma oportunidade e fonte de aprendizagem para todos/as.
É uma iniciativa conjunta da Direção-Geral da Educação do Ministério da Educação e Ciência (DGE) e do Alto Comissariado para as Migrações (ACM, I.P.), que se constitui como um contributo para o trabalho da escola na formação pessoal e social de crianças, jovens e adultos, bem como da cidadania ativa, indispensável à construção de “sociedades democráticas que respeitem a diversidade cultural e linguística” (Comissão Europeia, 2002).
As escolas candidatas à distinção com o Selo Escola Intercultural são convidadas a preencher um Guião de Avaliação de Práticas de Educação Intercultural que pretende ser, simultaneamente, uma lista de verificação e um instrumento formativo de promoção da educação intercultural na escola, na medida em que contempla alguns desafios que se colocam às escolas e pistas que podem induzir um novo olhar, um questionamento de práticas e um balanço crítico da intervenção em contexto multicultural.
O Selo Escola Intercultural teve início em 2012 e implementou cinco edições, tendo a última decorrido nos anos 2016/2017-2017/2018.
Neste momento, esta iniciativa encontra-se temporariamente suspensa.
No entanto, pode realizar a autoavaliação do seu estabelecimento escolar, utilizando o Guião de Avaliação de Práticas de Educação Intercultural, disponível como Anexo 1 do Regulamento da 5.ª Edição Selo Escola Intercultural.
Para mais informações, contacte: escolaintercultural@acm.gov.pt