- De acordo com o definido para o PEI.
- Curso «Apoio à Criação de Negócios», com a duração de 62 horas e desenvolvido ao longo de dez semanas (10 sessões coletivas e 8 sessões individuais). O curso permite orientar o participante na estruturação de uma ideia de negócio e no desenvolvimento de competências empreendedoras. No final de cada curso poderão ser emitidos dois documentos:
- Certificado de Frequência (CF) que atesta a presença (cumulativa) em pelo menos sete sessões coletivas e duas sessões individuais.
- Carta de Recomendação (CR) que incide sobre a maturidade da ideia de negócio. Este documento atesta, na perspetiva do formador, que o projeto de negócio em causa reúne condições para poder vir a tornar-se um negócio viável, sendo recomendado o seu desenvolvimento com vista à sua implementação.
- Consultoria - destinada aos participantes cuja ideia de negócio demonstra reunir condições para se tornar viável, nomeadamente os participantes que receberam CR. Este apoio tem como objetivos: Reestruturar pequenos aspetos da ideia de negócio (quando tal ainda se justifica); Identificar apoios financeiros ou outros; Apoiar na implementação do negócio; Orientar na gestão do negócio entretanto formalizado.
- As reuniões de consultoria realizam-se em momento posterior ao curso e são, regra geral, individuais. As reuniões de consultoria são dinamizadas pelo formador e efetuam-se mediante solicitação do empreendedor, tendo em conta necessidades específicas.
- Workshops temáticos, encontros ou outros eventos organizados no âmbito das iniciativas de apoio ao empreendedor migrante, desenvolvidas pelo ACM.
- Fase 1 – Publicitação do projeto destinado a estudantes internacionais junto de associações de estudantes, organizações de apoio a estudantes Erasmus ou outras entidades ou meios de divulgação adequados;
- Fase 2 – Receção de candidaturas;
- Fase 3 – Entrevista individual ou sessão coletiva de explicitação do PEPEI e discussão das expetativas dos candidatos;
- Fase 4 – Início do curso «Apoio à Criação de Negócios», o qual será conduzido, ao longo de 10 semanas, por um formador especializado em criação de negócios;
- Fase 5 – Consultoria, após ter terminado o curso, dirigida aos participantes que receberam CR.
Fonte: Ministério da Educação e Ciência