“O povo português é, essencialmente, cosmopolita. Nunca um verdadeiro português foi português: foi sempre tudo.”
Fernando Pessoa
A riqueza cultural de um povo é o espelho da sua identidade e, com uma história marcada por inúmeras glórias, Portugal tem conseguido manter uma individualidade bem vincada.
Monumentos imponentes estendem-se por todo o território, com 15 locais reconhecidos como Património Mundial pela Unesco. É obrigatória a visita a algumas vilas históricas como Óbidos ou Monsaraz, percorrer a rota do vinho ao longo do rio Douro e desvendar os mistérios que esconde a vila de Sintra. Os amantes do surfe e de outras atividades ligadas ao mar encontram na costa portuguesa pontos de peregrinação incontornáveis.
Além fronteiras, Portugal tem alguns símbolos importantes: o futebol, com os embaixadores Cristiano Ronaldo e José Mourinho, a riqueza gastronómica, com o vinho e o azeite a impressionar os palatos mais exigentes e o fado (Património Imaterial da Unesco desde 2011), que teve em Amália o seu expoente máximo.
Mas não só de tradição e história vive Portugal. As principais cidades, Lisboa e Porto, são muito procuradas pelo seu cosmopolitismo, pelos excelentes restaurantes, pela movida noturna e pela vida cultural efervescente. Todos os dias existem à disposição concertos, espetáculos e exposições tanto nos grandes museus como nas pequenas galeria de arte. Festivais e eventos ligados a todos os domínios das artes ajudam a compor uma programação eclética e relevante.
Para os artistas com vontade explorar um país diferente, existem programas de residências artísticas com vista à criação. Portugal é tido como um país inspirador, seja pela luz ou pelo mar, vários têm sido os artistas que escolhem Portugal como novo estúdio ou ateliê.