Na certeza de que a globalização é um fenómeno inevitável e de que vivemos num tempo de mobilidade, de deslocações temporárias, partidas e retornos, foi aprovado o Plano Estratégico para as Migrações, que procura promover, acompanhar e apoiar o regresso de emigrantes portugueses e o reforço dos seus laços a Portugal.
A par das competências no âmbito da integração de imigrantes, o Alto Comissariado para as Migrações, em colaboração com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, disponibiliza aos cidadãos portugueses que vivem no estrangeiro um conjunto de ferramentas e medidas que facilitam a transformação das suas ideias e projetos em ações em território nacional.
Com a implementação destas ações procuramos:
-
reequilibrar o saldo migratório, através da reentrada de pessoas que haviam saído;
-
promover e facilitar o processo de acolhimento de emigrantes socialmente vulneráveis em território nacional;
-
envolver os profissionais e talentos portugueses emigrados, ou os novos cidadãos portugueses luso-descendentes, cuja valorização académica e profissional no estrangeiro constitua uma mais-valia para os próprios e para o país;
-
criar e promover os incentivos e condições existentes para o regresso de cidadãos emigrados a Portugal, respondendo à sua mobilidade de forma positiva e contribuindo para a captação e remigração de profissionais, trabalhadores e empreendedores portugueses;
-
fortalecer a relação entre as instituições governamentais, as comunidades portuguesas e stakeholders num trabalho conjunto de mobilização da diáspora portuguesa.
Cofinanciado Por:
- Estou abrangido pela segurança social no país onde trabalho. Como posso saber se mantenho os benefícios sociais quando regressar a Portugal?
- Jobs
- Quero regressar. Como posso matricular os meus filhos na escola?
- Gabinete de Apoio ao Regresso Emigrante
- Como provo a minha residência fiscal em Portugal junto de outro Estado para evitar dupla tributação?
O que Procura?
“I’m considering coming back to Portugal to start my own business. I miss the beaches and I’ve always wanted to have a farm in Alentejo.”
Filipa do Carmo, 38 years old, Cooking Mentor, living in London for 9 years