A REEI é um programa nacional de estabelecimentos de educação e ensino, público e particular, comprometidos com os princípios e valores da educação intercultural, com a valorização da diversidade e com o sucesso escolar de todas as crianças e jovens do pré-escolar ao ensino secundário.
A REEI é uma iniciativa do ACM, I.P., promovida conjuntamente com a Direção-Geral da Educação (DGE) do Ministério da Educação e Ciência (MEC) e a Fundação Aga Khan Portugal.
A REEI foi lançada como programa-piloto em outubro de 2016 por um período de três anos escolares, de 2016 a 2019, e contou com 23 membros (agrupamentos de escolas públicas e escolas não agrupadas, escolas profissionais, escolas de música e escolas do ensino particular e cooperativo), abrangendo um total de 126 escolas em oito distritos.
Em 2020, foi inaugurado um novo ciclo do Programa REEI para o triénio 2020-2023, que dá continuidade ao programa-piloto. A REEI passa a integrar 47 membros, entre agrupamentos de escola e escolas não agrupadas, públicas e privadas, em 14 distritos, ampliando substancialmente o número de membros e a abrangência territorial.
Consulte a lista de Escolas-membros.
A atividade da Rede centra-se na partilha de práticas e de recursos; na aprendizagem colaborativa; na reflexão conjunta sobre os princípios e os valores da Educação Intercultural e da Diversidade; bem como na transformação dos estabelecimentos de educação e de ensino em 3 dimensões ou pilares: a Cultura organizacional, o Currículo e a Comunidade.
Pode conhecer em mais detalhe os objetivos, princípios e fundamentos da REEI consultando os Termos de Referência REEI (junho 2020).
Para mais informações, contacte: escolaintercultural@acm.gov.pt