MURAL: Formação de agentes de mudança
O Alto-comissário para as Migrações, Pedro Calado, esteve presente esta sexta-feira, dia 2 de novembro, na formação organizada no âmbito do projeto MURAL – Fostering Tolerance and Mutual Respect in Europe, coordenado pelo British Council e financiado pela Comissão Europeia, promovida pelo ACM, I.P., entre os dias 1 e 4 de novembro, na Mesquita Central de Lisboa.
Reunindo um total de 29 participantes, a formação teve por base a metodologia do programa de formação de líderes, Active Citizens, desenvolvida pelo British Council, e centrou-se em distintas temáticas como identidade, cultura, dinâmicas locais e globais e respetivo impacto nas comunidades, trabalho colaborativo através de ativismo social, fatores contributivos para a intolerância e a discriminação, e práticas para a promoção do diálogo intercultural.
Dirigindo-se aos/às participantes, Pedro Calado, fez um enquadramento histórico sobre as migrações em Portugal e na Europa, dando ainda a conhecer a missão e os serviços do Alto Comissariado para as Migrações, I.P.
Com a conclusão desta formação, pretende-se agora que os/as participantes desenvolvam ações junto das suas comunidades, com vista à promoção do diálogo intercultural e inter-religioso.
Este projeto engloba parceiros no Reino Unido, Grécia, Holanda, Alemanha e Polónia e decorre até 7 de abril de 2020. Tem como objetivo envolver criativamente diferentes comunidades no ativismo a favor do diálogo intercultural e inter-religioso, a partilha de boas práticas e a criação de redes na luta contra a discriminação religiosa, de migrantes e de refugiados, promovendo uma cultura de tolerância e de compreensão mútua.