22/12/2022
Foram apresentados, esta terça-feira, dia 19 de dezembro de 2022, os dados preliminares do 1.º Inquérito à População Estrangeira e Imigrante (IPEI) residente em Cabo Verde, numa iniciativa que decorreu no Palácio do Governo de Cabo Verde, por ocasião do Dia Internacional dos Migrantes.
A sessão contou com a participação do Ministro do Estado, da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social de Cabo Verde, Fernando Elísio Freire, da Presidente da Alta Autoridade para a Imigração (AAI) de Cabo Verde, Carmem Barros Furtado, e do Vice-Presidente do Instituto Nacional de Estatística (INE) de Cabo Verde, Fernando Rocha.
O Inquérito foi realizado pela Alta Autoridade para a Imigração (AAI) em conjunto com o INE de Cabo Verde, no âmbito das medidas do projeto Coop4Int, com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre o fenómeno da imigração em naquele país e garantir a produção de estatísticas oficiais. A divulgação do relatório final do inquérito está prevista para o início do ano 2023.
O IPEI visa traçar um diagnóstico mais completo e atualizado dos estrangeiros e imigrantes em Cabo Verde. Os dados qualitativos e quantitativos visam facilitar a monitorização dos fluxos e a compreensão das tendências e influências entre os diferentes processos de migração. Os dados preliminares apresentados incidiram sobre alguns dos vários indicadores e preocupações a considerar, designadamente a caracterização sociodemográfica dos estrangeiros e imigrantes residentes, a sua situação perante a atividade económica, o enquadramento no sistema de ensino, o estatuto de permanência, a perceção e incidência da discriminação e perspetivas futuras quanto à sua permanência no país.
A aplicação do inquérito e consequente recolha de dados no terreno, em todo o território nacional de Cabo Verde, decorreu de agosto a setembro de 2022 e baseou-se numa amostra de 3025 agregados familiares. Os dados preliminares revelam que o número de pessoas estrangeiras ou imigrantes corresponde a 2,2% da população total de Cabo Verde. Considerando a nacionalidade, aferiu-se que 60,5% dessas pessoas são nacionais de países da região da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), 17,6% são europeias, essencialmente portuguesas, 8,6 % são americanas, 8 % de países africanos não pertencentes à CEDEAO e 4,9% são provenientes da Ásia.
O Coop4Int – Strengthening Migrant Integration through cooperation between Portugal and Cabo Verde é um projeto que tem como objetivo reforçar as capacidades institucionais de Cabo Verde e os mecanismos de integração dos imigrantes na sociedade cabo-verdiana, fortalecendo simultaneamente as prioridades definidas no quadro de cooperação entre Portugal e Cabo Verde. Este projeto, que iniciou a 1 de dezembro de 2021 e tem a duração de 37 meses, é coordenado pelo Alto Comissariado para as Migrações de Portugal, tem como parceiros a Alta Autoridade para a Imigração de Cabo Verde, o Instituto Universitário de Lisboa e o Instituto Politécnico de Bragança, e tem o apoio financeiro da União Europeia, contratualizado pelo ICMPD - International centre for Migration Policy Development, através da Migration Partnership Facility (MPF).