O Centro Nacional de Apoio ao Imigrante de Lisboa (CNAI), do Alto Comissariado para as Migrações (ACM), celebra hoje, dia 16 de março, o seu 11º aniversário.
A cerimónia, marcada para as 10 horas, no edifício do CNAI, assinala a inauguração do novo Gabinete de Apoio ao Empreendedor Migrante (GAEM) e do Espaço Cidadão, uma parceria com a Agência para a Modernização Administrativa (AMA).
A ocasião vai incluir, pelas 10h30, na Sala Europa do edifício, a assinatura do Protocolo de abertura dos Espaços do Cidadão nos CNAI de Lisboa e Porto, na presença do Secretário de Estado Adjunto do Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Pedro Lomba, do Secretário de Estado da Modernização Administrativa, Joaquim Cardoso da Costa, do Alto-comissário para as Migrações, Pedro Calado, e do Presidente do Conselho Diretivo da AMA, Paulo Neves.
MAIS DE 3,5 MILHÕES ATENDIMENTOS
O CNAI de Lisboa, criado em 2004, totaliza mais de 3,5 milhões de atendimentos ao longo destes 11 anos de atividade, comprovando ser um caso de sucesso no acolhimento e apoio à integração de imigrantes.
O CNAI de Lisboa concentra, no mesmo edifício, 9 gabinetes de apoio, em parceria com a sociedade civil (associações de imigrantes e ONG`s), nas mais diversas áreas de interesse para o cidadão imigrante, nomeadamente: Gabinete de Acolhimento e Triagem, Gabinete de Apoio ao Reagrupamento familiar, Gabinete de Apoio Social, Gabinete de Apoio Jurídico ao Imigrante, Gabinete de Apoio à Habitação, Gabinete de Apoio ao Imigrante consumidor, Gabinete de Apoio ao Imigrante Sobre endividado, Gabinete de Apoio ao Emprego, Gabinete de Apoio à Qualificação.
A par dos gabinetes, funcionam também no mesmo edifício, instituições governamentais parceiras, em articulação permanente com os seus serviços, sempre na ótica das necessidades do cidadão imigrante. São elas, nomeadamente: a Segurança Social (SS), o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), o Ministério da Educação e Ciência (MEC), o Ministério da Saúde (MS), a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) e a Conservatória dos Registos Centrais (CRC).
Atendimento mais próximo
Os atendimentos no CNAI são efetuados por mediadores interculturais, sendo a grande maioria imigrante, e muitos deles fluentes em mais do que um idioma, permitindo um atendimento próximo, para facilitar o acolhimento inicial, bem como o posterior processo de inclusão na sociedade portuguesa.
Recorde-se que, desde a sua criação, o CNAI tem sido alvo de diversas distinções, nacionais e internacionais, sendo constantemente visitado por comitivas internacionais com vista a replicarem o modelo nos seus países.
Mais informações em www.acm.gov.pt
Contactos: Susana Antunes – susana.antunes@acm.gov.pt