Cidadania e Desenvolvimento - Nova disciplina em 235 escolas do país
No âmbito da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, apresentada no dia 15 de setembro, na escola secundária Quinta das Palmeiras, na Covilhã, a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento vai começar, já neste ano letivo de 2017-18, a ser lecionada em 235 escolas do país. Promover, através da educação, uma sociedade mais justa, solidária e inclusiva é o objetivo central deste projeto-piloto que irá preparar os cidadãos mais novos para a cidadania.
A estrutura da nova disciplina
Na fase-piloto, a nova disciplina abrange apenas os anos iniciais de cada ciclo de ensino, ou seja, 1.º, 5.º, 7.º e 10.º.
No primeiro ciclo, a disciplina tem uma natureza transdisciplinar, no segundo e terceiro ciclos Cidadania e Desenvolvimento será autonomizada e com avaliação, como qualquer unidade curricular.
Em termos curriculares, o ensino de Cidadania e Desenvolvimento será organizado em três grupos, sendo o primeiro obrigatório para todos os níveis e ciclos de escolaridade, tratando de temas como direitos humanos, igualdade de género, interculturalidade, desenvolvimento sustentável, educação ambiental ou saúde.
O segundo grupo deverá abranger pelo menos dois ciclos do ensino básico e irá centrar-se em temas como os media, instituições e participação democrática, literacia financeira, educação para o consumo, sexualidade e segurança rodoviária.
O terceiro grupo tem aplicação opcional em qualquer ano de escolaridade e irá abordar as temáticas do empreendedorismo, mercado de trabalho, risco, segurança, defesa e paz, bem-estar animal e voluntariado.
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