Campanha “Lección Gitana” mostra o capítulo perdido nos livros de História
A Fundación Secretariado Gitano, de Espanha, pôs em marcha a campanha “Lección Gitana” (tradução livre: “Lição Cigana”), com vista à sensibilização da população espanhola para o conhecimento do povo cigano e o combate ao preconceito e à discriminação de que esta comunidade tem sido alvo.
Durante o lançamento do livro que integra esta campanha, que coincidiu com o Dia Internacional para a Tolerância, assinalado a 16 de novembro, o Diretor-geral da Fundação, Isidro Rodriguéz afirmou querer “chamar à atenção para o grande desconhecimento que a maioria da sociedade espanhola tem sobre uma parte essencial dos seus membros: a comunidade cigana”.
Assim, nos próximos meses, este capítulo “perdido nos livros de História”, com “uma parte da história comum que foi silenciada” chegará às bibliotecas, escolas e centros culturais por toda a Espanha para que a população possa “receber a lição que nunca lhes foi ensinada”. A publicação está ainda disponível para consulta online na página oficial da campanha.
Esta iniciativa é financiada pelo programa 'Por Solidaridad. Otros fines de interés social' do Ministério de Saúde, Consumo e Bem-estar social e pelo Fundo Social Europeu.