ACM recebe visita de Grupo de Trabalho de Peritos/as das Nações Unidas sobre Pessoas de Ascendência Africana
O Alto Comissariado para as Migrações (ACM) recebeu esta terça-feira, 30 de novembro, a visita do Grupo de Trabalho de Peritas/os das Nações Unidas sobre Pessoas de Ascendência Africana, que se encontra em Portugal até ao dia 6 de dezembro com o objetivo de avaliar a proteção dos direitos humanos das pessoas de ascendência africana, no nosso país.
A delegação, composta por Dominique Day, dos Estados Unidos da América, Catherine Namakula, do Uganda e Miriam Ekiudoko, da Hungria, visitou as instalações do Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM) de Lisboa e participou numa reunião com a Alta-Comissária para as Migrações, Sónia Pereira, e o Vogal do Conselho Diretivo, José Reis. A reunião abordou as iniciativas e serviços desenvolvidos pelo ACM no apoio à integração das pessoas migrantes e refugiadas, as atividades realizadas no âmbito da Década das Nações Unidas de Afrodescendentes e também o trabalho desenvolvido pela Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR), que funciona junto do ACM.
O Grupo de Trabalho visitou ainda o projeto do Programa Escolhas (PE) “Gira no Bairro - Uma Esquadra Aberta à Comunidade”, em Caxias, Oeiras, que apoia crianças e jovens no desenvolvimento de competências escolares, pessoais e sociais, e atua junto de agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP), familiares e comunidade em geral no sentido de promover a diminuição de estereótipos. Este projeto possui a característica inovadora de se localizar na esquadra da PSP e integrar dois agentes na sua equipa técnica.