Asset Publisher Asset Publisher

ACM recebe Delegação de Cabo Verde

Imagem em Destaque
ACM recebe Delegação de Cabo Verde

20.10.2023

Entre os dias 16 e 18 de outubro, o Alto Comissariado para as Migrações (ACM), através da Equipa de Projeto sobre Desigualdades Intersecionais (EPDI), acompanhou a visita a Portugal de uma delegação de Cabo Verde, composta pela Presidente da Alta Autoridade para a Imigração (AAI), Carmem Barros Furtado, e por representantes do Centro de Investigação e Formação em Género e Família da Universidade de Cabo Verde, que está a iniciar um projeto-piloto, “Conhecer e Capacitar para melhor intervir”,  sobre a prevenção e combate à Mutilação Genital Feminina (MGF).

Durante os três dias de visita, partilharam-se conhecimentos e experiências sobre o trabalho realizado em Portugal no combate à MGF, ao nível das políticas públicas do governo, nas áreas da igualdade e da saúde, e também sobre projetos e iniciativas desenvolvidas por entidades da sociedade civil. 

O programa incluiu encontros e reuniões realizadas no Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM) de Lisboa, durante as quais foi apresentado o Projeto “Práticas Saudáveis – Fim à Mutilação Genital Feminina” e o Gabinete de Apoio à Vítima (GAV), assim como ouvido o testemunho de Carla Martingo, perita na área da MGF que tem acompanhado todo o processo em Portugal.

O ACM recebeu, também, representantes de várias associações, nomeadamente, da Associação Mulheres Sem Fronteiras, da União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR), da Associação para o Planeamento da Família (APF), da Embaixadora de Portugal na End FGM European Network e da Associação Filhos e Amigos de Farim. A sessão, além da partilha de iniciativas e projetos, permitiu a discussão sobre os desafios que existem em Portugal e Cabo Verde no combate a esta prática tradicional nefasta.

Também o representante da Academia de Líderes Ubuntu, Tcherno Baldé, falou sobre o seu percurso no associativismo, sobre o estudo realizado no âmbito da Mutilação Genital Feminina e sobre a sua experiência enquanto guineense.

O programa incluiu ainda as visitas à Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), onde se abordaram as políticas públicas implementadas no âmbito do combate à MGF. A delegação foi recebida igualmente pela Escola Nacional de Saúde Pública, que contou também com a partilha do Delegado de Saúde da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, António Carlos Silva, sobre o “Curso de Pós-Graduação em Saúde Sexual e Reprodutiva – Mutilação Genital Feminina”, pela Maternidade Alfredo da Costa e pelo Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) da Amadora. Neste âmbito foi realizada uma visita às instalações da Associação de Intervenção Comunitária, Desenvolvimento Social e de Saúde (AJPAS).

A iniciativa visou dar a conhecer a experiência portuguesa sobre a MGF, de que forma é desenvolvida a implementação de políticas e projetos, assim como apresentar e visitar diferentes entidades que trabalham na prevenção e combate a esta prática. 

A delegação cabo-verdiana é composta pela Presidente da Alta Autoridade para a Imigração (AAI), Carmem Barros Furtado, pela Investigadora e Diretora do Centro de Investigação e Formação em Género e Família da Uni-CV (Cabo Verde), Clementina Jesus Furtado, e pela Investigadora do Centro de Investigação e Formação em Género e Família da Uni-CV (Cabo Verde), Deisa Cabral Semedo.


Related Articles Related Articles

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.