O Alto Comissariado para as Migrações (ACM) deu continuidade, nos dias 28 e 29 de junho, à missão de monitorização técnica do projeto Coop4Int – Strengthening Migrant Integration through cooperation between Portugal and Cabo Verde (Reforço da Integração de Migrantes através da Cooperação entre Portugal e Cabo Verde), nas instalações do Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM) de Lisboa.
Durante estes dois dias, a Delegação do International Centre for Migration Policy Development (ICMPD) e a equipa do ACM analisaram conjuntamente a execução financeira deste projeto nos seus primeiros seis meses de implementação, num processo que constituiu uma oportunidade de esclarecimento e de aprendizagem.
Terminados os trabalhos, ficou concluída a missão de monitorização técnica e financeira, que teve início na passada semana em Cabo Verde.
O Coop4Int é um projeto que pretende reforçar as capacidades institucionais de Cabo Verde e os mecanismos de integração dos imigrantes na sociedade cabo-verdiana, fortalecendo simultaneamente as prioridades definidas no quadro de cooperação entre ambos os países.
Este projeto, que se iniciou a 1 de dezembro de 2021 e tem a duração de 37 meses, é coordenado pelo Alto Comissariado para as Migrações de Portugal, tem como parceiros a Alta Autoridade para a Imigração de Cabo Verde, o Instituto Universitário de Lisboa e o Instituto Politécnico de Bragança, e tem o apoio financeiro da União Europeia, contratualizado pelo ICMPD através da MPF.
Notícias relacionadas:
Cooperation For Integration: The Joint Efforts of Portugal and Cabo Verde for the Social Inclusion of Migrants in the Framework of Coop4Int, 15.11.2022, Migration Partnership Facility