28 escolas do país recebem 5.º Selo Escola Intercultural
28 Estabelecimentos de ensino público e do ensino particular de todo o país receberam esta quarta-feira, dia 9 de maio, o Selo Escola Intercultural, uma distinção promovida em parceria, já pela quinta vez consecutiva, pelo ACM, Direção-Geral da Educação e Fundação Aga Khan Portugal, com o objetivo de distinguir as escolas que, através dos seus projetos educativos e das suas práticas, promovem o reconhecimento e a valorização da diversidade linguística e cultural.
A cerimónia de entrega deste 5.º Selo decorreu na Escola A Escola Básica e Secundária Passos Manuel, em Lisboa, e contou com as presenças da Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Rosa Monteiro, do Secretário de Estado da Educação, João Costa, do Alto-comissário para as Migrações, Pedro Calado, do Diretor Executivo da Fundação Aga Khan Portugal, Karim Merali, e do Diretor-Geral da Educação, José Vítor Pedroso.
“A imigração tem sido reconhecida por este Governo como uma mais-valia”, referiu Rosa Monteiro, não deixando de realçar o poder desta iniciativa ao nível da promoção da diversidade nas escolas, através implementação de práticas que valorizam a interculturalidade. “Apresentar a candidatura é já um ganho”, na medida em que, para as escolas que concorrem, esta é uma forma de poderem apresentar as boas práticas neste domínio, mas também de fazerem “uma autoavaliação do trabalho efetuado neste domínio”, acrescentou ainda a Secretária de Estado. A esta 5.ª edição do Selo Escola Intercultural, candidataram-se 45 escolas.
O Alto-comissário para as Migrações sublinhou a importante missão das escolas distinguidas: “o vosso trabalho é muito mais do que preparar crianças estrangeiras para terem sucesso na vida (…) é abrir caminho para, no futuro, termos sociedades culturalmente ricas e cada vez mais plurais”. Na mesma linha, o Secretário de Estado da Educação salientou a importância da valorização da diversidade nos currículos escolares e da disciplina Educação para a Cidadania.
A cerimónia incluiu ainda uma intervenção especial de Maja Nenadovic, da Internacional Association for Intercultural Education, sobre Boas Práticas da Educação Intercultural, encerrando com um apontamento musical, proporcionado pelos jovens da Escola de Artes SAMP, Joana Faria e Leandro Duarte.