Oficiais da polícia checa visitam o CNAI de Lisboa
O Centro Nacional de Apoio ao Imigrante (CNAI) de Lisboa foi visitado esta quarta-feira, 13 de janeiro, por uma comitiva da polícia da República Checa, chefiada pelo Tenente-Coronel Václav Vlcek. O grupo de cerca de 27 oficiais foi recebido pelo Vogal, José Fernandes, pelo gestor do CNAI Lisboa, Mário Ribeiro, pelo coordenador do Gabinete de Apoio às Comunidades Ciganas (GACI) do ACM, Carlos Nobre e por Eduardo Quá, do Gabinete de Estudos, Relações Internacionais e Direitos Humanos (GERIDH) do ACM.
Durante a visita aos gabinetes e serviços conduzida por Mário Ribeiro, os oficiais ficaram a conhecer o trabalho desenvolvido no CNAI – uma boa prática reconhecida internacionalmente e que, nos últimos anos, inspirou a criação de centros semelhantes na República Checa –, e recolheram a experiência portuguesa na área dos programas de apoio às comunidades ciganas.
Os programas desenvolvidos pelo ACM em particular para as comunidades ciganas dominaram também as sessões de esclarecimento que se seguiram à visita. À primeira apresentação, a cargo do Subintendente da PSP, Hugo Guinote, sobre a intervenção da polícia junto das comunidades mais vulneráveis, incluindo a comunidade cigana, seguiram-se outras duas sobre o trabalho desenvolvido pelo GACI e pela Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR), respetivamente.
Nas duas últimas sessões foram apresentadas a campanha “Corta o Preconceito”, promovida pela Associação Lifeshaker e financiada pelo ACM no âmbito do FAPE 2015 – Fundo de Apoio à Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas (ENICC) –, e os manuais de formação/sensibilização, Key Actors against Roma Discrimination. Estes manuais resultaram de um projeto internacional que contou com a participação do ACM e estiveram na origem de um manual específico para as forças de segurança.
A visita e as sessões foram preparadas e apoiadas pelo ACM em associação e articulação com as autoridades checas e as autoridades policiais portuguesas.