O Alto Comissariado para as Migrações (ACM) realizou, no dia 21 de maio, as I Jornadas RESMI - Rede de Ensino Superior para a Mediação Intercultural, subordinadas ao tema “Entre diferentes e iguais, a mediação intercultural”. O Centro Ismaili, em Lisboa, acolheu esta iniciativa direcionada a professores, técnicos de projetos da área social e estudantes.
O Alto-comissário para as Migrações, Pedro Calado, marcou presença e abriu os trabalhos com uma dissertação sobre o tema “Gestão da Diversidade e Ensino Superior”. Seguiu-se o momento da leitura e assinatura da carta de compromisso da RESMI pelo Alto-comissário e pelos representantes das instituições de ensino superior.
O tema em destaque foi abordado em três domínios – Território, Educação e Saúde – e organizado por painéis: “território como um espaço necessário e privilegiado para a mediação intercultural; “Mediação intercultural em contexto educativo: práticas e desafios na formação e investigação; e “Mediação intercultural em saúde: os imigrantes como clientes”.
Os temas foram desenvolvidos por vários especialistas das áreas. Lucinda Reis e Conceição Santiago (Escola Superior de Saúde de Santarém), Margarida Morgado (Instituto Politécnico de Castelo Branco), Maria João Hortas (Escola Superior de Educação de Lisboa), e Ricardo Vieira (Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria).
Cristina Milagre, Coordenadora do Gabinete de Educação, Formação e Mediação Intercultural, encerrou os trabalhos.