ACM promove Família do Lado 2015 – união familiar no acolhimento do “Outro”
O ACM promoveu, no dia 22 de novembro, a iniciativa Família do Lado, reunindo famílias de norte a sul do país, e das regiões autónomas dos Açores e da Madeira.
Esta é a 4ª vez que o ACM realiza esta iniciativa em Portugal, com o intuito central de convidar uma família a acolher em sua casa uma ou mais famílias que não se conhecem, constituindo-se pares de famílias - imigrantes e autóctones (ou vice versa) - para a realização de um almoço-convívio, típico da cultura da família anfitriã, como forma de acolhimento do “Outro”.
As famílias juntaram à volta da mesa 855 participantes (423 imigrantes e 432 portugueses), incluindo 141 Assistentes, que se voluntariaram na qualidade de facilitadores, estabelecendo pontes entre culturas.
Oriundos de 35 países diferentes, os participantes da iniciativa ilustraram bem a diversidade, representativa de 4 continentes: Angola, Bélgica, Bielorrússia, Brasil, Bulgária, Cabo Verde, China, Congo, Eritreia, Escócia, Espanha, França, Gâmbia, Guiné Bissau, Guiné Conacri, Índia, Itália, Líbia, Lituânia, Mali, Marrocos, Moçambique, Moldávia, Nepal, Paquistão, Roménia, República Dominicana, Rússia, São Tomé e Príncipe, Síria, Timor-Leste, Turquia, Ucrânia e Venezuela…e claro Portugal.
O ACM contou, para a concretização da Família do Lado, com a colaboração de 73 Projetos do seu Programa Escolhas, 19 autarquias, 8 entidades da sociedade civil e 3 outras entidades públicas.
274 famílias envolvidas
No total, nesta 4ª edição, participaram 274 famílias (143 imigrantes e 131 autóctones), que deram lugar à realização de 125 encontros, em 41 concelhos do país: Alcanena, Albufeira, Almada, Amadora, Aveiro, Braga, Câmara de Lobos, Cascais, Covilhã, Espinho, Faro, Gondomar, Guarda, Leiria, Lisboa, Loures, Lousã, Matosinhos, Mirandela, Moita, Montijo, Moura, Odivelas, Oeiras, Olhão, Oliveira de Azeméis, Ovar, Peniche, Ponta Delgada, Portimão, Porto, Santarém, São Brás de Alportel, Seixal, Setúbal, Sintra, Tomar, Trofa, Viana do Castelo, Vila Nova de Gaia e Viseu.
Espanha, República Checa e Cabo Verde unidas no evento
Criada em 2004, pela ONG SLOVO 21, na República Checa, a Família do Lado, que assenta no conceito de “Bairros Inclusivos”, ocorreu também , no mesmo dia, à mesma hora, em mais 2 países europeus e um africano - Espanha (207 encontros), República Checa (53 encontros) e Cabo Verde (5 encontros), registando-se no total 390 encontros e 804 famílias participantes.