“EU VIM DE LONGE, os novos povoadores do interior português” vence Prémio Diversidade Cultural 2017
A Cerimónia de Entrega do Prémio de Comunicação “Pela Diversidade Cultural” 2017, promovida pelo ACM, decorreu esta segunda-feira, dia 18 de dezembro, na Fundação Calouste Gulbenkian, em presença do Alto-Comissário para as Migrações, Pedro Calado, e da nova Vogal do ACM, Romualda Fernandes, anunciada hoje pela Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro. A apresentação esteve a cargo do Jornalista José Mossuailli.
“EU VIM DE LONGE, os novos povoadores do interior português”, de Ricardo Jorge Rodrigues, publicado na revista Notícias Magazine, foi o vencedor do Prémio Diversidade Cultural, a distinção central deste concurso, e “A geração de ‘portugueses imigrantes’ a viver em Portugal”, de Joana Gorjão Henriques, jornal Público, venceu o Prémio Imprensa Escrita, categoria que incluiu ainda uma Menção Honrosa para o trabalho “500 anos depois, Os Habib andam à procura de casa em Portugal”, de Catarina Gomes, também publicado no jornal Público.
“Jamaika também é Portugal”, de Rita Colaço, da Antena 1, venceu o Prémio Rádio, e a reportagem “Renegados”, de Sofia Pinto Coelho, Filipe Ferreira, Rui Berton, Isabel Cruz, José Dias e Diana Matias, da SIC, venceu o Prémio Televisão. Nesta categoria foram atribuídas duas Menções Honrosas, uma ao trabalho “AI, MOURARIA”, de Mafalda Gameiro, da RTP; e outra à Reportagem “Eu é que sou o Presidente da Junta – União das freguesias de Águeda e Borralha”, de Miriam Alves, Filipe Ferreira, Marco Carrasqueira, Sandra Cadeireiro e Patrícia Reis, da SIC.
O Prémio Fotojornalismo foi para “Nós Muçulmanos”, de José Carlos Carvalho, um trabalho publicado na Revista Visão; o Prémio Órgãos de Informação Regionais e Locais foi atribuído ao trabalho “Primeira igreja não católica de Leiria cumpre um século de luta contra a discriminação”, de Carlos Manuel Ferreira dos Santos Almeida, publicado no Semanário Região de Leiria.
“Rostos de Guerra”, de Cátia Cristina da Silva Orvalho, Gonçalo Tomás Marques de Brito Jacob, Luísa Ribeiro Geraldes Lino e Rafael André Silva de Pina, Escola Secundária Pinheiro e Rosa - Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa, Faro, venceu o prémio Jovem. O Prémio Diversidade nos Guiões foi para o “Teaser Estoril Conferences 2017”, de Alexandre Borges.
Nesta 3.ª edição, foram recebidos 32 trabalhos a concurso, avaliados por um Júri constituído por: Clara Almeida Santos, Vice-reitora para a Cultura e a Comunicação da Universidade de Coimbra; Fernando Cascais, Professor Doutor em Comunicação Social e Jornalista; Lívio de Morais, Professor e Artista Plástico; Pedro Santos Pereira, jornalista.
Notícias Relacionadas